Negócios

Chevron tem lucro abaixo das expectativas; ações caem

Foi o primeiro lucro trimestral da Chevron desde o terceiro trimestre de 2015, após esforços de redução de custos

Chevron: as ações da Chevron caíam 2,2%, para 113,94 dólares nesta manhã (REUTERS/Mike Blake/Files)

Chevron: as ações da Chevron caíam 2,2%, para 113,94 dólares nesta manhã (REUTERS/Mike Blake/Files)

R

Reuters

Publicado em 27 de janeiro de 2017 às 15h40.

A Chevron reportou lucro trimestral abaixo das expectativas de analistas nesta sexta-feira, o que derrubou as ações da segunda maior produtora de petróleo dos Estados Unidos e, com isso, o índice Dow Jones.

Os resultados mostraram que analistas de Wall Street superestimaram o lucro que a companhia poderia alcançar no trimestre após dois anos de resultados fracos.

Foi o primeiro lucro trimestral da Chevron desde o terceiro trimestre de 2015, após esforços de redução de custos que incluíram a demissão de milhares de funcionários e cortes de orçamento para impulsionar os resultados e proteger o pagamento de dividendos.

Assim como muitos produtores de petróleo, a Chevron se beneficiou do acordo da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) para reduzir a produção, o que tem ajudado a elevar os preços do petróleo nos últimos meses.

Mas a companhia, sediada na Califórnia, registrou lucro líquido de 415 milhões de dólares, ou 22 centavos por ação, ante prejuízo líquido de 588 milhões de dólares, ou 31 centavos por ação, no ano anterior.

Excluindo itens não-recorrentes, a companhia lucrou 21 centavos por ação. Por essa medida, analistas esperavam lucro de 64 centavos por ação, segundo pesquisa da Thomson Reuters.

As ações da Chevron caíam 2,2 por cento, para 113,94 dólares nesta manhã.

Apesar disso, a petroleira ainda é bem vista no mercado.

"Algumas vezes, quanto as coisas estão indo bem, não é raro que Wall Street seja otimista", disse o analista da Edward Jones, Brian Youngberg. "A tese de investimento (para a Chevron), em geral, não mudou", afirmou.

Acompanhe tudo sobre:BalançosChevron

Mais de Negócios

Imigrante polonês vai de 'quebrado' a bilionário nos EUA em 23 anos

As 15 cidades com mais bilionários no mundo — e uma delas é brasileira

A força do afroempreendedorismo

Mitsubishi Cup celebra 25 anos fazendo do rally um estilo de vida