Negócios

Chevrolet Onix voltará a ser produzido após cinco meses de paralisação

Falta de semicondutores interrompeu linha de montagem e derrubou os resultados do ex-líder de mercado

Retorno: Chevrolet Onix, ex-líder de mercado, voltará a ser produzido após falta de semicondutores (Chevrolet/Divulgação)

Retorno: Chevrolet Onix, ex-líder de mercado, voltará a ser produzido após falta de semicondutores (Chevrolet/Divulgação)

GA

Gabriel Aguiar

Publicado em 12 de agosto de 2021 às 18h26.

Última atualização em 13 de agosto de 2021 às 10h41.

O Chevrolet Onix teve a produção suspensa há quase cinco meses por falta de semicondutores – o que custou ao modelo (e ao fabricante) a liderança do mercado brasileiro. Só que a realidade já não é mais aquela de pré-pandemia, quando o hatch esteve à frente de rivais por seis anos seguidos: a Fiat Strada assumiu a posição e, agora, o modelo da GM voltará a ser produzido em apenas um turno.

Vale lembrar que, entre 2017 e 2019, o complexo de Gravataí (RS) recebeu 1,4 bilhão de investimentos para implantação de novos prédios de injeção de polímeros, onde são produzidas peças plásticas como para-choques, e de processos digitalizados. Com isso, o fabricante afirma que a unidade incorporou os conceitos de indústria 4.0, com aumento de automação nos métodos de produção da linha.

De acordo com a Chevrolet, não houve mudanças no visual – que permanece igual desde que a segunda geração do Onix foi lançada no Brasil – ou na linha de equipamentos. Também foram mantidos motores e versões do modelo, que é oferecido em conjunto com a opção sedã. Pela estimativa divulgada, ambos os modelos voltarão a ser feitos pela GM no complexo gaúcho na próxima segunda-feira, 16.

Atualmente, a marca ocupa a terceira posição em relação a emplacamentos, com 11,4% de participação para automóveis e comerciais leves, atrás de Fiat (22,88%) e Volkswagen (15,65%) no acumulado entre os meses de janeiro e julho. De acordo com dados da associação de fabricantes de veículos (Fenabrave), o Onix recuou para a sexta posição, com 42.894 unidades vendidas nos primeiros sete meses.

Acompanhe tudo sobre:CarrosChevroletChevrolet OnixEXAME-no-InstagramMontadoras

Mais de Negócios

Esta empresa de saúde de SC capta R$ 5,7 milhões para tratar aneurismas com nova tecnologia

China Investe US$ 11 bi para estimular demanda interna com troca de bens em 2025

De olho na Faria Lima, este russo criou um Uber de luxo com carros blindados

Por que Sam Altman está perdendo dinheiro com o ChatGPT?