BYD ultrapassa LG e se torna segunda maior fornecedora de baterias para veículos elétricos do mundo
A chinesa BYD ultrapassou a sul-coreana LG Energy Solution como segunda maior fornecedora de baterias. A liderança é da também chinesa CATL, fornecedora da Tesla
Agência
Publicado em 11 de maio de 2023 às 17h39.
Última atualização em 11 de maio de 2023 às 17h56.
Um relatório divulgado pela principal consultoria sul-coreana, SNE Research, em 3 de maio, mostrou que a empresa chinesa BYD ultrapassou a sul-coreana LG Energy Solution e se classificou emsegundo lugar como maior fornecedora de baterias para veículos elétricos, com participação de mercado de 16,2%.
O relatório também indicou queo consumo total de baterias para veículos elétricos em todo o mundo no primeiro trimestre foi de 133,0 GWh, um aumento de 38,6%em comparação com o mesmo período do ano passado, quando era de 95,9 GWh.
- BIG Festival e Twitch anunciam o maior encontro de streamers no Brasil
- Denúncias de violações contra idosos crescem 97% no primeiro trimestre
- O que é preposição? Veja exemplos para praticar
- Governo envia ao Congresso projeto que altera lei de 1976 quanto à emissão de debêntures
- BNP Paribas e Bank of China se unem para promover iuane digital
- Magazine Luiza renova acordo com BNP Paribas Cardif, vende Luizaseg e espera receber R$ 1 bi
De acordo com o relatório, o gigante das baterias CATL continua a ocupar a primeira posição na indústria de baterias para veículos elétricos, fornecendo modelos como o Model 3 e Model Y da Tesla com participação de mercado de 35%. Isso também significa que, na classificação global de fornecedores de baterias para veículos elétricos, a chinesa CATL e a BYD ocupam os dois primeiros lugares.
Crescimento da BYD
De acordo com dados fornecidos pela Aliança de Inovação da Indústria de Bateria de Potência da China, a capacidade instalada acumulada de baterias da BYD de janeiro a março deste ano foi de 20,41 GWh, ocupando o segundo lugar entre as empresas domésticas de baterias de energia, com participação de mercado de 30,99%.
Atualmente, a FinDreams Battery, braço de baterias da BYD, possui quase 30 filiais em toda a China. Na visão da indústria, a expansão contínua do fornecimento externo da BYD está lançando as bases para a separação e listagem de seu setor de baterias de energia.
"Com relação ao fornecimento externo de baterias da BYD, muitas empresas estão discutindo e gradualmente divulgando isso com base nas necessidades dos clientes. Muitas companhias, incluindo empresas privadas e empresas estrangeiras, estão em negociações com a BYD para cooperação usando a bateria de lâmina e a tecnologia DM-i da BYD", disse Li Yunfei, gerente-geral da marca BYD e Departamento de Relações Públicas, durante uma entrevista com a Cailian Press no Auto Shanghai.
Além disso, de acordo com um relatório da mídia alemã Teslamag em 5 de maio, a Tesla iniciou a produção da versão básica de tração traseira do Model Y com baterias BYD em sua superfábrica em Berlim, Alemanha. Este é o primeiro veículo elétrico da Tesla no mercado europeu que usa baterias LFP (fosfato de ferro de lítio).
- VEJA TAMBÉM: “Nós vamos investir pesado no Brasil. Queremos trazer tecnologia para cá”, diz Stella Li, VP da BYD
Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: China5e