EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.
A companhia aérea Gol anunciou, nesta terça-feira (30/06), parceria com o Banco do Brasil e o Bradesco para a emissão e administração de cartões de crédito com a marca do programa de fidelidade Smiles. Segundo comunicado da Gol, o lançamento visa expandir ainda mais a carteira de clientes Smiles, que atualmente possui 6,2 milhões de associados e registra um acréscimo de 100 mil novos cadastramentos por mês.
Com o acordo, a Gol vai receber inicialmente 252 milhões de reais decorrente da venda de créditos Smiles aos bancos, além de ter participação no faturamento dos novos cartões e direito de uso do cadastro dessas instituições financeiras. Cerca de 60% do valor inicial será pago até o dia 31 de julho deste ano, 22% até janeiro de 2010 e o restante (18%) será parcelado mensalmente em cinco anos.
Os clientes Smiles que aderirem ao cartão com as marcas integradas poderão acumular milhas por meio de compras efetuadas com o cartão. Além disso, todas as promoções, bonificações e anuidades especiais que já são concedidas pelo programa Smiles continuarão valendo.
"Essa parceria com duas das mais importantes instituições financeiras do país é mais um passo importante para o desenvolvimento e reconhecimento do Smiles, que está retomando sua posição de destaque no mercado", afirmou Constantino de Oliveira Junior, presidente da Gol.
Com o mesmo intuito de expandir seu programa de fidelização, o TAM Fidelidade, a TAM anunciou há duas semanas um novo programa batizado de Multiplus Fidelidade que objetiva fazer parcerias com empresas dos mais variados segmentos (bancos, farmácias, postos de gasolina, cinemas, entre outros) a fim de proporcionar aos clientes o acúmulo de pontos em uma única conta e viabilizar o resgate de prêmios nos estabelecimentos parceiros. No entanto, a TAM ainda não definiu como essa integração será operacionalizada.
Já a novata Azul também lançou neste mês seu programa de milhagens em um esforço para ampliar sua participação de mercado por meio da fidelização de clientes. A empresa, que começou a voar em dezembro, já ocupa a terceira colocação no mercado doméstico de aviação.
A briga entre os programas de fidelização das duas maiores companhias aéreas brasileiras, Gol e TAM, é acirrada. A TAM fica atrás com 5,9 milhões de associados ao TAM Fidelidade, enquanto há 6,2 milhões de clientes Smiles da Gol.
Às 12h, os papéis preferenciais da Gol (GOLL4, sem direito a voto) estavam em queda de 1,76%, para 11,15 reais. No mesmo sentido, as ações da TAM (TAMM4, sem direito a voto) caiam 3,18%, para 20,38 reais.