Negócios

Bancos e telefonia lideraram queixas no Procon em 2011

Do total de 1,6 milhão de atendimentos realizados pelos Procons no ano passado, 81.946 ocorrências diziam respeito ao grupo Itaú, seguido por Oi e Claro-Embratel

Os problemas mais recorrentes enfrentados pelos consumidores no Brasil são relacionados a cartões de crédito (Wikimedia Commons)

Os problemas mais recorrentes enfrentados pelos consumidores no Brasil são relacionados a cartões de crédito (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de janeiro de 2012 às 15h57.

Brasília - A exemplo de anos anteriores, bancos e operadoras de telecomunicações foram os campeões nacionais de reclamações de consumidores nos Procons em 2011, segundo boletim divulgado hoje pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça.

Do total de 1,6 milhão de atendimentos realizados pelos Procons no ano passado, 81.946 ocorrências diziam respeito ao grupo Itaú, seguido por Oi (80.894), Claro-Embratel (70.150), Bradesco (45.852) e Tim (27.102).

De acordo com o documento, os problemas mais recorrentes enfrentados pelos consumidores no Brasil são relacionados a cartões de crédito (9,21%), telefonia móvel (7,99%), serviços bancários (7,26%), telefonia fixa (5,56%) e aparelhos celulares (5,44%).

Além disso, 35,46% das queixas dizem respeito a cobranças indevidas ou com informações insuficientes, enquanto 19,99% tratam de ofertas não realizadas. Outros 11,62% das reclamações estão relacionados a contratos não cumpridos e 11,19%, a denúncias de má qualidade em produtos e serviços prestados.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasBancosServiçosItaú3GTelecomunicaçõesOperadoras de celularFinançasEmpresas mexicanasClaroEmbrateldireito-do-consumidor

Mais de Negócios

Ele trouxe uma tecnologia dos EUA e criou um negócio de milhões com carpetes

Marca brasileira focada em gatos vira franquia e fatura R$ 5 milhões

Advogado troca carreira por cerveja e churrasco. Hoje fatura R$ 200 mil por mês

Venda ativa x sofrer vendas: o passo a passo da técnica de indicação de Flávio Augusto