Negócios

Banco Central russo resgata banco em dificuldades

Ao assumir o controle do Binbank, o BC russo tomará medidas para "reforçar a estabilidade financeira" do banco

O Binbank, oitavo banco russo por ativos, tem mais de 400 agências e 4,7 milhões de clientes particulares (Andrey Rudakov/Bloomberg)

O Binbank, oitavo banco russo por ativos, tem mais de 400 agências e 4,7 milhões de clientes particulares (Andrey Rudakov/Bloomberg)

A

AFP

Publicado em 21 de setembro de 2017 às 09h43.

Última atualização em 21 de setembro de 2017 às 09h43.

O Banco Central da Rússia anunciou nesta quinta-feira que assumiu o controle do Binbank, o oitavo maior banco do país, que passa por dificuldades financeiras, menos de um mês depois de resgatar outro banco para evitar um efeito dominó no setor.

As medidas destinadas a "reforçar a estabilidade financeira" do Binbank incluem a participação do BC na "qualidade de investidor principal com a utilização de recursos do Fundo de Consolidação do setor bancário", afirma um comunicado.

A decisão inclui várias filiais do grupo, em particular a Rost, outra instituição que passa por dificuldades e foi comprada pelo Binbank.

O Binbank (B&N Bank em inglês), oitavo banco russo por ativos, segundo o BC, tem mais de 400 agências e 4,7 milhões de clientes particulares. É controlado pela família do empresário Mikhail Gutseriev.

O mecanismo de resgate foi inaugurado no fim de agosto com a intervenção no Otkrytie, com uma injeção sem precedentes de bilhões de dólares.

Acompanhe tudo sobre:BancosRússia

Mais de Negócios

'O KPI principal é a venda', diz CEO da Ancar após R$ 19,2 bi em vendas e aquisição

Elon Musk: quanto falta para homem mais rico do mundo se tornar trilionário?

Elon Musk chega mais perto do 1º trilhão

Fintech fundada por brasileiros é vendida por US$ 5,1 bilhões