Baidu cancela fundo de US$60 mi para startups brasileiras
O Easterly Ventures tinha como objetivo investir em startups brasileiras que estivessem em fase de crescimento, com modelo de negócios já definido
Letícia Toledo
Publicado em 16 de março de 2017 às 16h27.
São Paulo - A gigante da internet chinesa Baidu cancelou seu fundo de investimentos de 60 milhões de dólares focado no Brasil.
Criado em setembro do ano passado, o Easterly Ventures tinha como objetivo investir em startups brasileiras que estivessem em fase de crescimento, com modelo de negócios já definido e base de usuários.
O plano era aplicar recursos em 10 a 15 empresas do país em troca de participações minoritárias. O Baidu é dono do site de compras coletivas Peixe Urbano no Brasil.
Em fevereiro, o executivo Liu Wei foi escolhido como presidente do Baidu Ventures, responsável pela política de investimentos da companhia e pelos fundos de investimento regionais que a empresa possui. Wei assumiu o cargo promovendo mudanças na operação.
Conforme antecipado por EXAME Hoje, Wei foi o principal responsável pelo fim das negociações em que o Peixe Urbano pretendia adquirir a operação brasileira do americano Groupon (comprada mais tarde pelo grupo chileno Mountain Nazca).
A assessoria do Baidu confirmou, por meio de nota, que seu fundo será encerrado. “Novos investimentos deverão focar-se em tecnologias e serão conduzidos a partir de nossa matriz e não mais por fundos locais”, afirma a empresa.
O Baidu ressaltou também que “mantém sua posição de confiança no mercado local e continua procurando oportunidades e sinergias com parceiros brasileiros”.