Negócios

Azul Linhas Aéreas terá 'carros voadores' no Brasil em 2025

Companhia anunciou parceria com a alemã Lilium para receber 220 aeronaves elétricas para voar nas cidades

Frota: companhia promete 220 aeronaves da Lilium (Lilium/Divulgação)

Frota: companhia promete 220 aeronaves da Lilium (Lilium/Divulgação)

GA

Gabriel Aguiar

Publicado em 2 de agosto de 2021 às 09h42.

Última atualização em 3 de agosto de 2021 às 10h04.

A Azul Linhas Aéreas anunciou um plano ousado: ter carros voadores para transportar passageiros daqui quatro anos. Ou seja, já em 2025. Essa estratégia será colocada em prática junto à alemã Lilium, responsável pela fabricação de aeronaves elétricas e autônomas (chamados eVTOL na sigla em inglês), assim como a Embraer – que construirá “drones gigantes” por meio da startup Eve.

Serão investidos 1 bilhão de dólares no projeto, que prevê 220 veículos na frota. E, além dos planos de conectar centros econômicos, regiões metropolitanas, cidades turísticas, condomínios residenciais aos aeroportos, a novidade também representa a aposta da companhia aérea na agenda ESG, para reduzir emissões de poluentes e melhorar o” desenvolvimento social e econômico no Brasil”.

eVTOL Lilium carro elétrico drone para transporte de pessoas

Mobilidade: eVTOL não tem emissões e pode voar dentro das cidades (Lilium/Divulgação)

“Somos hoje a maior companhia aérea doméstica em termos de cidades atendidas e voos diários. Nossa presença de marca, nossa malha aérea e nosso programa de fidelidade permitem criar demanda para a operação eVTOL. Somos um dos maiores mercados do mundo para helicópteros e acreditamos que esse projeto possa revolucionar a mobilidade”, afirma John Rodgerson, presidente da Azul.

Atualmente, a companhia aérea realiza cerca de 700 voos diários a mais de 110 destinos diferentes, com frota superior a 160 aeronaves e aproximadamente 12 mil funcionários. Mas, para dar continuidade aos planos de parceria com a alemã Lilium e à encomenda das aeronaves eVTOL, ainda é necessário esperar pela finalização dos termos comerciais e das documentações definitivas desse acordo.

Acompanhe tudo sobre:Aviaçãocompanhias-aereasmobilidade-urbanaAviõesAzulDronesMobilidadeEXAME-no-Instagram

Mais de Negócios

Food to Save alcança 8 milhões de sacolas e um crescimento de 5.233%

'Algumas situações podem ser potencializadas com IA, mas com limites', diz diretora do Dante

Construtora de residencial mais alto de BC projeta dobrar vendas em 2026

Banco da Amazônia anuncia nova unidade em São Paulo