-
1. Escritórios inspiradores
zoom_out_map
1/27 (Getty Images)
São Paulo - Saem as paredes brancas, entram as cores – muitas cores. Saem os quadros informativos, entram as artes dos próprios funcionários. Tida mundialmente como uma das melhores empresas para se trabalhar, o
Google tem na inovação de suas instalações um grande ponto de apoio para a
gestão de pessoas - que anda inspirando muita gente mundo a fora. Atualmente são mais de 70 escritórios em 40 países. Veja, a seguir, fotos de escritórios da empresa de
tecnologia em todo o mundo.
-
2. Mountain View, Estados Unidos
zoom_out_map
2/27 (Divulgação)
Localizado em Montain Ville, na Califórnia, a matriz global do Google – o Googleplex - chama a atenção justamente pela sua semelhança com um campus universitário. Além dos escritórios e tradicionais baias, o complexo de prédios que hospeda a empresa tem quadra de vôlei de praia, pista de boliche, parede de escalada, mais de 25 cafeterias, 7 academias e mais de 100 mini cozinhas para os funcionários. Será que dá para trabalhar com toda essa estrutura de lazer a disposição? O Google garante que sim.
-
3. You Tube em San Bruno (California), Estados Unidos
zoom_out_map
3/27
Também localizada na Califórnia, a sede do You Tube conta com centenas de engenheiros e vendedores. Piscina olímpica, parede de escalada, quadra de basquete e até um campo de golfe com nove buracos fazem a festa dos contratados, que garantem que apesar de seu tamanho, a empresa tem um estilo de startup.
-
4. São Paulo (São Paulo), no Brasil
zoom_out_map
4/27
Localizado em um dos principais centros empresariais de São Paulo, a unidade situada à Avenida Brigadeiro Faria Lima reúne 300 funcionários. O novo escritório foi inaugurado em janeiro deste ano com motivos locais: cada sala leva o nome de algum ponto importante do país como Baixo Augusta (de São Paulo) e Maracanã (Rio de Janeiro).
-
5. Sydney, Austrália
zoom_out_map
5/27 (Divulgação)
Um dos maiores centros comerciais e de engenharia do Google está na unidade de Sydney, na Austrália. O prédio é considerado o mais ecologicamente correto da cidade, segundo a própria empresa A maior parte dos contratados são australianos mesmo e a comunidade homossexual – os chamados Gayglers - é grande e bastante unida.
-
6. The Dalles (Oregon), nos Estados Unidos
zoom_out_map
6/27 (Connie Zhou/Google)
The Dalles, em Oregon, hospeda um data center de 600 milhões de dólares. Trabalham mais de 150 pessoas na unidade. O trabalho junto à comunidade local é forte: já foram concedidos mais de 4,7 milhões de dólares para escolas e entidades sem fins lucrativos locais.
-
7. Pequim, China
zoom_out_map
7/27
Em o um edifício inteiro construído com vidro e aço, a sede do Google em Pequim fica situado em um local conhecido por ser um epicentro de tecnologia no local. As mesas de ping-pong e pebolim fazem sucesso entre os Googlers que trabalham na unidade, que trabalha com as ferramentas de pesquisa, comércio e geolocalização.
-
8. Hamina, Finlândia
zoom_out_map
8/27
Os frios territórios da Finlândia hospedam hoje um dos data centers do Google. Em 2009 a empresa adquiriu a unidade, investindo cerca de 200 milhões euros para conclusão da primeira fase do projeto. Em 2012, foi anunciado um novo investimento, de 150 milhões de euros para a segunda fase do projeto. As obras deverão se encerrar ao final deste ano e deverá empregar mais 25 pessoas – além das 90 que já trabalham lá.
-
9. Asia Square, Cingapura
zoom_out_map
9/27 (Divulgação)
O escritório da empresa em Cingapura repete a principal vocação do país – a reunião de culturas e pessoas de toda a parte do mundo. É de lá que saem as principais ordens para toda a operação da empresa no sudeste asiático. Essa diversidade cultural garante uma infinidade de comemorações e festividades entre os funcionários – desde o ano novo chinês até as longas festas indianas que duram até sete dias.
-
10. Bangalore, Índia
zoom_out_map
10/27 (Divulgação)
Há quem diga que a unidade Google em Bangalore fica no Vale do Silício indiano, dada à vocação da região para a tecnologia. O lazer na unidade nãos e restringe à sinuca, ao pebolim, ao cricket e ao xadrez. Todos as festividades indianas são comemoradas no escritório – o que resulta em eventos quase mensais.
-
11. Seul, Coreia
zoom_out_map
11/27 (Divulgação)
Entusiastas da tecnologia, os Googlers tem a missão espalhar todo o entusiasmo tecnológico da Coreia pelo mundo. O país tem a maior quantidade de downloads do Google Play por usuário no mundo todo.
-
12. Tóquio, Japão
zoom_out_map
12/27 (Divulgação)
Mesmo abrigando funcionários de toda a parte do mundo, a beleza da unidade japonesa do Google está no estilo de toda a decoração, que remonta à cultura japonesa. Entre os Googlers também fazem sucesso as cafeterias, que servem pratos típicos locais além das opções em cozinha internacional.
-
13. Dublin, Irlanda
zoom_out_map
13/27 (Divulgação)
Na Irlanda, a atuação do Google tem sido especialmente relevante na revitalização das áreas vizinhas à unidade. O escritório inteiro foi feito para celebrar a cultura total, desde a música até à decoração da cozinha, que imita um tradicional pub irlandês.
-
14. Nova York, Estados Unidos
zoom_out_map
14/27
Celebrar a cidade é umas principais missões dos googlers da mais antiga e maior unidade da empresa no mundo. A diversidade das ruas de Nova York se refletem dentro da empresa, que acumula diversos grupos de funcionários que se reúnem para partilhar experiências comuns. Entre eles estão os Gayglers, a Black Google Network (de funcionários negros) e a Hispanic Google Network (rede de funcionários com ascendência hispânica).
-
15. Chicago, Estados Unidos
zoom_out_map
15/27 (Scott Olson/Getty Images)
No berço do blues, é inevitável que a música faça parte do cotidiano dos Googlers na unidade de Chicago. Às quintas-feiras, o clima fica por conta das apresentações de jazz ao vivo, cervejas e provas de chocolate. O nome deste evento semanal é IIFY, sigla em inglês para “já é sexta-feira?”.
-
16. Zurique, Suíça
zoom_out_map
16/27 (Divulgação)
Concentrando os comandos para Europa, Oriente Médio e África, o escritório do Google em Zurich tem vista para os Alpes suíços. Um terço dos engenheiros alocados na unidade tem títulos de Ph.D.
-
17. Moscou, Rússia
zoom_out_map
17/27 (Divulgação)
Instalado em Moscou desde 2005 a 10 minutos da Praça Vermelha, o escritório do Google na Rússia concentra times e diversas áreas – desde marketing até engenharia. Estes últimos trabalham focados na correção de erros e no ajuste fino dos produtos finais. O departamento de vendas pretende estimular o uso das ferramentas de anúncio pelo empresariado local.
-
18. Jakarta, Indonésia
zoom_out_map
18/27 (Divulgação)
Inaugurada em março do ano passado, a unidade do Google em Jakarta tem sido apontada como um grande motor para a economia local. Lá, estão alocadas equipes de operações de suporte técnico, vendas e gestão de contas, além da equipe de relações governamentais.
-
19. Madri, Espanha
zoom_out_map
19/27
Em Madri, o escritório do Google concentra as atenções nas vendas – principal atividade da unidade – e na gestão de produtos.
-
20. Oslo, na Noruega
zoom_out_map
20/27 (Divulgação)
O Google chegou na Noruega buscando sair de uma fria. No país, o domínio google.no já tinha dono – um vendedor de óculos. A batalha foi dura, mas a empresa conquistou o direito de uso do endereço. Por lá, estão concentradas atividades de vendas, gestão de contas, marketing e comunicações.
-
21. Tel Aviv, Israel
zoom_out_map
21/27
Um dos principais polos de startups no mundo está em Israel e isso, segundo a empresa, faz do país um lugar perfeito para o Google. Na unidade de Tel Aviv há uma sala inteira dedicada ao bom e velho Lego, além de um recinto musical que recebe apresentações de jazz semanais.
-
22. Londres, Inglaterra
zoom_out_map
22/27 (Divulgação)
Enquanto a maior parte dos escritórios do Google são concentrados ou em programação ou em vendas, em Londres ambos os serviços são realizados. As celebrações, no entanto, não fogem o padrão da empresa: muita festa e eventos culturais para os funcionários.
-
23. Berlim, Alemanha
zoom_out_map
23/27 (Getty Images)
Em setembro de 2012, o Google abriu o terceiro escritório na Alemanha, mais precisamente, em Berlim. Partiram de 25 funcionários em uma área de 1.200 m². Os planos da empresa eram usar o local para hospedar eventos como o Innovators@Google, que discute o cenário das startups em Berlim.
-
24. Belo Horizonte (Minas Gerais), Brasil
zoom_out_map
24/27 (Divulgação)
Cercado por montanhas e cidades históricas, o Google Beagá, como gostam de chamar, é tido como uma unidade multimídia da empresa, com engenharia, operações e suporte técnico.
-
25. Buenos Aires, Argentina
zoom_out_map
25/27 (Divulgação)
Desde 2008 em Buenos Aires, o escritório do Google situado em Puerto Madero atua em variadas frentes – tanto estratégicas como operacionais.
-
26. Paris, na França
zoom_out_map
26/27
Sempre com visitas ilustres, a unidade parisiense do Google carrega um certo charme – até o ex-presidente Nicolas Sarkozy já esteve nos escritórios da empresa. Como não podia ser diferente, a cidade do Museu do Louvre abriga também a matriz do Instituto Cultural Google, que promove e preserva a cultura online.
-
27. Agora, veja onde é mais difícil contratar
zoom_out_map
27/27 (Getty Images)