Americanas compra plataforma digital literária Skoob
"A Skoob soma conteúdo e conhecimento do universo literário para as nossas marcas, principalmente Americanas e Submarino", diz Marcio Cruz, CEO da plataforma digital da Americanas S.A..
Marina Filippe
Publicado em 16 de setembro de 2021 às 10h23.
Última atualização em 17 de setembro de 2021 às 11h17.
A Americanas S.A. anuncia a aquisição da Skoob Books 3D Serviços de Internet Ltda. (“Skoob”), a maior plataforma digital de conteúdo para leitores do país, com mais de 8 milhões de usuários em sua rede social. A transação foi realizada por meio da IF Capital Ltda., área de inovação e aquisições da Americanas S.A..
Segundo a companhia, a intenção é oferecer a melhor experiência de consumo com ainda mais conteúdo, além de promover a conexão de milhões de leitores e consumidores a fornecedores e lojistas parceiros da plataforma digital da Americanas.
Lançada em 2009, a Skoob proporciona experiência literária digital, por meio de uma plataforma que oferece diversas funcionalidades. Entre elas, está uma biblioteca virtual que permite a organização de leituras atuais, concluídas e futuras, acesso a resenhas e avaliação de obras, além de interação entre leitores, editoras e autores. A plataforma e o app permitem interatividade com outras redes sociais e sites de e-commerce, através de um programa de afiliados.
Os mais de 8 milhões de usuários estão, majoritariamente, na faixa etária de 16 a 34 anos e já realizaram mais de 45 milhões de avaliações de obras na plataforma. As avaliações funcionam como alavancas de vendas, aumentando em até 40% a conversão da categoria de livros.
Este segmento do e-commerce brasileiro se destaca como porta de entrada de novos clientes, com um CAC (custo de aquisição de cliente) 3,6 vezes menor que a média e uma frequência de compra 50% maior que a média.
“A aquisição é um movimento estratégico da Americanas S.A. para ser ainda mais relevante no dia a dia dos clientes. A Skoob soma conteúdo e conhecimento do universo literário para as nossas marcas, principalmente Americanas e Submarino, estimulando o engajamento dos clientes com informação qualificada a partir de recomendações relevantes de leitores frequentes", diz Marcio Cruz, CEO da plataforma digital da Americanas S.A..
Segundo o executivo, a consequência é o alcance de novos clientes e o aumento da recorrência de compras no e-commerce que já conta com mais de 49 milhões de clientes ativos.
O investimento da Americanas S.A. no mercado literário – segmento que já vendeu quase 32 milhões de exemplares entre janeiro e agosto deste ano e registrou crescimento de 40% no mesmo período - também está em linha com uma atuação já ativa da companhia nos campos da cultura e da educação, em projetos sociais como Livros nas Praças e a participação em Bienais de Livro, por exemplo.