Munique - A Adidas , companhia alemã de artigos esportivos, deu uma meta mais precisa para crescimento das vendas em 2014, de uma alta de até 8 por cento, à medida que recebe um impulso com a Copa do Mundo no Brasil, que começa no mês que vem.
Como uma patrocinadora da Copa, a Adidas fornece a bola oficial da partida e está equipando nove seleções das 32 finalistas, incluindo a atual campeã mundial Espanha e as ex-campeãs Alemanha e Argentina.
"Neste ano acrescentaremos entre 1 bilhão a 1,2 bilhão de euros (1,4 bilhão a 1,6 bilhão de dólares) à receita operacional, com a Copa do Mundo desempenhando um papel importante", disse o presidente-executivo Herbert Hairner para jornalistas em uma coletiva em Munique, em comentários liberados para publicação nesta quinta-feira.
Esse aumento representa uma alta de 7 a 8 por cento ante os 14,492 bilhões de euros em vendas contabilizados pela Adidas em 2013. Anteriormente, a Adidas dera uma orientação para um aumento "de um digito alto" nas vendas com impacto cambial neutro em 2014.
A segunda maior empresa de artigos esportivos do mundo vem perdendo participação de mercado na Europa ocidental, seu território doméstico, para a Nike, que também está desafiando o domínio da companhia alemã no mercado do futebol.
A Nike é a fornecedora para seleções de 10 países, incluindo a seleção brasileira, na Copa do Mundo. Hainer confirmou que a Adidas espera fazer um recorde de 2 bilhões de euros de vendas em futebol este ano, ultrapassando os 2 bilhões de dólares de vendas em futebol estimados pela Nike.
A Adidas está investido uma "soma de dois dígitos na casa dos milhões" em publicidade ligada à Copa do Mundo com um foco particular em mídia social, disse Hainer, com planos para uma sala de mídia no Brasil para entregar e filtrar conteúdo das seleções e jogadores patrocinados.
Maior campanha publicitária da história da Adidas, Is All In foi ao ar em março deste ano e mostra pela primeira vez todas as linhas e plataformas da adidas (cultura, esporte, música e moda) em uma única ação. O filme estrela grandes ícones do esporte e da música patrocinados pela marca, como a cantora Katy Perry, a atleta croata Blanka Vlaši, o designer Jeremy Scott, os jogadores de futebol David Beckham e Lionel Messi, Derrick Rose, da NBA, e o DJ Mehdi. Eis o motivo pelo qual o comercial custou tão caro. Especula-se que foram gastos 160 milhões de euros na campanha. A trilha é "Civilization", dos franceses Justice.
2. Star Wars Collection 2 /5
Em meados de 2010, ano da última Copa do Mundo da FIFA, a Adidas lançou a "
Star Wars Collection ", inspirada na ficção científica de George Lucas. Para apresentar a linha, a marca colocou
David Beckham,
Snoop Dogg,
Daft Punk,
Franz Beckenbauer,
Noel Gallagher,
Ian Brown,
Ciara,
Jay Baruchel e o DJ
Neil Armstrong no mesmo filme, embalados pela famosa Marcha Imperial, música tema da obra, remixada em uma pegada hip hop. Como esperado, o filme agradou geral, levando nerds e descolados a uma viagem intergaláctica patrocinada pela marca.
Assista o segundo comercial da campanha, que inclui o jovem
Han Solo, personagem de
Harrison Ford no clássico.
3. Jose %2B10 3 /5
Para a Copa de 2006, a Adidas "simplesmente" montou o Dream Team, escalando grandes astros da história do futebol como Beckenbauer e Platini para uma "pelada". Votado como o melhor comercial feito especialmente para o Mundial, o filme ainda traz Zidane, Beckham, Kaka, Cisse, Kahn, KloseDefoe, Lampard e Kahn, jogando em dois times capitaneados pelos garotos Jose and Pedro.
4. Hello Tomorrow 4 /5
Filme que levou o Leão de Ouro no Festival de Cannes de 2005, Hello Tomorrow é um comercial com ares cinematográficos. E não é para menos: é dirigido por Spike Jonze, a mirabolante mente por trás de obras como Quero ser John Malkovich, Adaptação - ambos com roteiro de Charlie Kaufman - e Onde Vivem os Monstros. Com vários elementos de surrealismo característicos das obras de Jonze, Hello Tomorrow ainda teve a trilha criada pelo irmão do diretor, Sam Spiegel, e cantada por Karen O., vocalista do Yeah Yeah Yeahs.
A criação é da agência TBWA.
5. Impossible is nothing, com Muhammad Ali 5 /5
Em 2003, a Adidas procurou mostrar a essência da marca associando-a a uma nova geração de atletas patrocinados pela marca, como os jogadores Zinedine Zidane e David Beckham, o nadador Ian Thorpe, o campeão dos 100 metros Maurice Greene, ao lado da lenda do boxe Muhammad Ali. Com a assinatura Impossible is Nothing, o filme mostra os atletas se exercitando enquanto uma narração conta a história e o desejo de superação que fazia deles seres humanos especiais. Veiculada em todo o mundo, o comercial foi uma criação da 180/TBWA, ou seja, uma parceria entre a 180, de Amsterdã, e a TBWAChiatDay, agência que atende a Adidas.