Negócios

ABN Amro compra Sudameris por 2, 3 bilhões de reais

O banco holandês ABN Amro Real anunciou hoje (16/4) a compra da operação do italiano Sudameris no Brasil, num negócio avaliado em 2,3 bilhões de reais. O acordo fechado com a Banca Intesa, controladora do Sudameris, prevê a aquisição de 94,57% das ações preferenciais do banco no Brasil. Com o negócio, o ABN Amro consolida […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

O banco holandês ABN Amro Real anunciou hoje (16/4) a compra da operação do italiano Sudameris no Brasil, num negócio avaliado em 2,3 bilhões de reais. O acordo fechado com a Banca Intesa, controladora do Sudameris, prevê a aquisição de 94,57% das ações preferenciais do banco no Brasil. Com o negócio, o ABN Amro consolida a posição de quarta maior instituição privada do país em depósitos e empréstimos e a quinta em ativos, com 18 bilhões de reais, atrás do Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Unibanco. Ampliamos nossa presença no mercado nacional através de um banco com forte presença na região Sudeste , diz Fábio Barbosa, presidente do ABN Amro.

Em nota oficial, o ABN Amro anunciou que o negócio será quitado com recursos locais: 527 milhões de reais (o equivalente 158,1 milhões de euros) à vista e o restante em ações do Banco Real, no valor de 1,77 bilhão de reais (529,8 milhões de euros), que correspondem a uma participação de aproximadamente 12,9% no capital do ABN Amro. O banco ainda fará uma oferta de compra das ações ordinárias do Sudameris, conforme determina a legislação. A expectativa é que a transação esteja concluída até o final de junho de 2003. O Sudameris está instalado no Brasil desde 25 de agosto de 1910 e era o maior banco estrangeiro no País até a aquisição do Real pelo ABN Amro. Atualmente possui 6 280 funcionários, 500 mil clientes e 293 agências.

O ABN Amro está no Brasil desde 1917. Seus ativos totalizam 37 bilhões de reais, e o patrimônio líquido, 4,7 bilhões de reais. Sua carteira conta com 5,6 milhões de clientes, 3,1 milhões de correntistas e cerca de 5 mil pontos de atendimento em todo o país - dos quais 850 são agências do Banco Real e do Bandepe. Com atuação em mais de 60 países e cerca de 3,4 mil escritórios em todo o mundo, o banco tem um total de ativos estimados em 556 bilhões de euros, o que o torna o décimo maior banco europeu. No Brasil, adquiriu o Real, o Bandepe e se tornou um dos maiores bancos privados a atuar no país.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Justiça aprova plano de recuperação extrajudicial da Casas Bahia

De pequena lanchonete à franquia bilionária: o que o sucesso do McDonald’s ensina aos empreendedores

Desenrola Pequenos Negócios renegocia R$ 1,25 bilhão até 12 de junho

Executivos veem a inteligência artificial como um “divisor de águas”

Mais na Exame