-
1. Meros milionários
zoom_out_map
1/9 (FERNANDO FRAZAO)
Eike Batista acordou hoje com mais uma má notícia:
segundo a Bloomberg, ele se tornou um ex-bilionário. O homem que já chegou a ser o oitavo mais rico do mundo, com 34 bilhões de dólares, hoje tem um patrimônio que não chega a 200 milhões. Poucas quedas são tão espetaculares, mas Eike não está sozinho: só na última lista da Forbes, 60 pessoas perderam o título. Veja como outros 7 pesos pesados do mundo dos negócios foram rebaixados para o status de meros milionários:
-
2. Mark Pincus
zoom_out_map
2/9 (Joi/WikimediaCommons)
Mark Pincus viveu uma das histórias de ascensão e queda mais impressionantes dos últimos tempos. O empreendedor americano fundou a criadora de games para internet
Zynga, famosa pelo FarmVille. No final de 2011, a empresa promoveu o maior IPO de tecnologia desde o Google em 2004. Em março do ano seguinte, Pincus já aparecia na lista da Forbes com uma fortuna estimada em 2 bilhões de dólares. A partir daí, foi tudo por água abaixo. Em março, a empresa comprou a OMGPOP, do DrawSomething, que logo se provaria uma moda passageira, e Pincus vendeu parte de suas ações assim que venceu o período de lock-up
(no qual os donos dos papéis não podem comercializá-los), movimento que deixou o mercado desconfiado. Em maio, o Facebook decepcionou no seu IPO, piorando ainda as perspectivas da sua parceira Zynga, que não parou mais de cair. No começo deste mês, Pincus
perdeu o status de bilionário e renunciou ao posto de presidente-executivo da empresa - que tem hoje apenas 30% do valor de quando chegou à NASDAQ.
-
3. Eric Sprott
zoom_out_map
3/9 (Brent Lewin/Bloomberg)
O canadense Eric Sprott foi outro que deixou a lista de bilionários da Forbes em 2013. Fundada em 1981, sua companhia Sprott Inc. gerencia contratos de ouro, platina e prata nas bolsas de valores de Nova York e Toronto e sofreu com a volatilidade recente no valor desses ativos. As ações caíram praticamente pela metade nos últimos 12 meses e Eric se tornou um ex-bilionário - pelo menos por enquanto.
-
4. Alexander Lebedev
zoom_out_map
4/9 (Alexander Zemlianichenko/Bloomberg)
O russo Alexander Lebedev é um dos oligarcas mais famosos do país, dono do National Reserve Bank (NRB) e de dois jornais britânicos, entre outros negócios. Ele também é um dos mais ferozes opositores do governo de Vladimir Putin, que o forçou a vender sua participação minoritária na companhia aérea Aeroflot. Lebedev ironizou a falta de partilha real de poder na empresa indicando seu filho de quinze meses de idade para o conselho. O empresário está tendo um ano difícil: saiu da lista de bilionários da Forbes e foi condenado por atacar um outro convidado em um programa de televisão.
-
5. Vijay Mallya
zoom_out_map
5/9 (Clive Mason/Getty Images)
A fortuna do indiano Vijay Mallia não sobreviveu à derrocada da sua Kingfisher Airlines. Com uma dívida de 2 bilhões de dólares, a companhia aérea teve seus voos suspensos no final de 2012 e sua licença foi revogada pelas autoridades no início deste ano. Os outros negócios de Vijay, no ramo de bebidas, não foram suficientes para evitar que ele se juntasse à turma dos ex-bilionários.
-
6. Raj Rajaratnam
zoom_out_map
6/9 (Mario Tama/Getty Images)
Outro indiano que já viu dias melhores é Raj Rajaratnam. Em 2008, ele tinha 1,8 bilhão de dólares na conta e seu grupo Galleon gerenciava 7,5 bilhões em fundos ao redor do mundo. Atualmente, ele cumpre pena por liderar o maior esquema de insider-trading na história dos Estados Unidos.
-
7. Alberto Villar
zoom_out_map
7/9 (Adam Rountree/Bloomberg)
Alberto Villar foi outro que entrou para o grupo de ex-bilionários por causa de problemas com a Justiça. O criador da Amerindo Investments foi condenado em 2008 a 9 anos de prisão por fraude, lavagem de dinheiro e apropriação de recursos de clientes, mas já está livre. Ele ficou famoso por apostas em empresas de tecnologia que o fizeram perder 5 bilhões de dólares com o crash da bolha de internet em 2000. Vilar também era reconhecido por ter doado mais de 200 milhões de dólares para instituições culturais.
-
8. William Randolph Hearst III
zoom_out_map
8/9 (David Paul Morris/Getty Images)
William Randolph Hearst III faz parte de uma das famílias mais tradicionais dos Estados Unidos - seu avô, William Randolph Hearst, foi a inspiração para o filme Cidadão Kane e criou um dos maiores impérios de mídia do mundo. Neste ano, disputas legais entre a família mostraram que os pagamentos do Hearst Trust, que gerencia os negócios da empresa, são menores do que se imaginava - e a Forbes comprovou que William, o terceiro, perdeu o status de bilionário.
-
9. Veja agora:
zoom_out_map
9/9 (Douglas Engle/Bloomberg News)