Exame Logo

11 comparações inusitadas que renderam livros sobre gestão

De estratégias de guerra à Madre Teresa: qualquer experiência serve como inspiração para autores especializados nas relações do mundo corporativo

Toda comparação é possível (Mário Tama/Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 31 de maio de 2013 às 16h31.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h35.

São Paulo – Qualquer experiência pode acabar se tornando uma grande inspiração para quem está à frente de um negócio. Prova disso é a infinidade de livros que associam a gestão de pessoas e empresas aos assuntos mais diversos possíveis – desde a negociação com reféns em situações de sequestro até leis bíblicas que podem trazer sucesso. Duvida? Veja a seguir 13 livros que trazem analogias nada convencionais entre gestão e diversos outros assuntos.
  • 2. Refém na mesa de negociações, de George Kohlrieser

    2 /13(Reprodução)

  • Veja também

    O badalado George Kohlrieser é psicólogo clínico e trabalhou durante anos como negociador de reféns em situações de sequestros. Engana-se quem acha que a sua experiência não tem muito a acrescentar no ambiente corporativo. Em seu livro Refém na Mesa de Negociações (Nossa Cultura, 2013), o especialista fala sobre a gestão dos conflitos dentro da empresa. Para ele, somente o enfrentamento claro do conflito pode gerar um verdadeiro avanço sobre os desafios do ambiente organizacional.  No livro, o autor conta diversas histórias de seus tempos como negociador e mostra como na prática é possível aplicar muito de suas técnicas no dia-a-dia da empresa.
  • 3. Atitude e Altitude, de Dill Casella

    3 /13(Reprodução)

  • Alguns executivos se veem perdidos em uma floresta após um acidente de avião. - esse evento os obriga a repensar suas vidas e suas questões pessoais - tanto bem quanto mal resolvidas. Esse é o enredo central de "Atitude e Altitude" (Vozes, 2012), de Dill Casella. Entre um capítulo e outro, o autor traz uma parte prática sobre como trabalhar cada conceito dentro do mundo corporativo. Dill Casella construiu sua carreira exclusivamente em empresas nacionais e multinacionais, tendo palestrado em gigantes como Petrobras, Banco do Brasil e Grupo Votorantim.
  • 4. A Fé nos Negócios, de Dave Anderson

    4 /13(Reprodução)

    "A fé nos negócios" (Sextante, 2012) ressalta que muitos líderes empresariais se esquecem que os ensinamentos bíblicos podem acalamar o espírito em momento de inquietação empresarial. Dave Anderson promete ensinar o leitor a colocar em prática valores apregoados pela Bíblia como coragem, justiça e fé. Dave Anderson é empresário escritor e palestrante.  Atualmente, ele presidente a LearnToLead, empresa de treinamento em vendas, com sede na Califórnia.
  • 5. Comando Corporativo, de Damian McKinney

    5 /13(Divulgação)

    A gestão de comandos militares também serve de experiência para o mundo dos negócios. Esse é o tema de “Comando Corporativo” (Saraiva, 2013). O livro promete ensinar a lidar com o inesperado e a entender melhor os choques estratégicos e crises financeiras. Damian McKinney, autor do livro, passou 18 anos servindo em um comando de operações dos Royal Marines.
  • 6. Madre Teresa CEO, de Ruma Bose e Lou Faust

    6 /13(Divulgação)

    "Madre Tereza CEO" (Lua de Papel, 2012), de Ruma Bose e Lou Faust, propõe uma análise dos principios gerenciais de uma organização criada por nada menos que Madre Teresa de Calcutá. Sua organização, a ordem Missionárias da Caridade, presente em mais de cem países, não só levantou como aplicou bilhões de dólares e é uma das marcas mais conhecidas da história. Ruma Bose, além de ter tido a oportunidade de trabalhar com Madre Teresa, hoje é empreendedora reconhecida, investidora e consultora com 15 anos de experiência. Seu parceiro, Lou Faust, é consultor, com trinta anos de experiência incluindo dez anos em Wall Street.
  • 7. O Jogo das Vendas, de Clovis Tavares

    7 /13(Reprodução)

    Para quem trabalha com equipes comerciais, o livro "O Jogo das Vendas" (Saraiva, 2012) é uma boa oportunidade de aprender sobre vendas com um conteúdo bastante lúdico e divertido. O autor, Clovis Tavares, faz um paralelo com os jogos de baralho para ajudar a resolver alguns dos maiores dilemas da equipe de vendas, como a necessidade de conhecer seus clientes, a disciplina na relação com seu público e a consciência do equívoco dos próprios modelos mentais. O livro vem, inclusive, com pequenas cartinhas destacáveis, para quem quer ter os princípios sempre à mão. Clóvis Tavares é publicitário e já conquistou quatro prêmios da Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADBV).
  • 8. 33 estratégias de Guerra, de Robert Greene

    8 /13(Reprodução)

    Autor do best seller "As 48 Leis do Poder", Robert Greene dá um passo adiante em "33 estratégias de Guerra" (Rocco, 2011). O autor explica as questões organizacionais com base em cinco tipos de guerra que certammente serão travadas pelos gestores: a guerra autodirigida, a guerra organizacional, a defensiva, a ofensiva e a não convencional. Entre os estrategistas mencionados, estão nada menos que Napoleão Bonaparte e Margaret Tatcher.
  • 9. As 25 leis bíblicas do sucesso, de William Douglas e Rubes Teixeira

    9 /13(Reprodução)

    A proposta do livro “As 25 leis bíblicas do sucesso”, de William Douglas e Rubens Teixeira, que será lançado nesta terça-feira no Rio de Janeiro é buscar inspiração religiosa para orientar o empreendedor. No livro, os autores procuram mostrar quais os ensinamentos da  Bíblia podem ser aplicados ao dia-a-dia do profissional.   William Douglas é especialista em políticas públicas e governo. Rubens Teixeira é diretor financeiro da Transpetro e Doutor em Economia.
  • 10. Os filmes que todo gerente deve ver, de Marco Oliveira e Pedro Grawunder

    10 /13(Reprodução)

    "Os filmes que todo gerente deve ver" (Saraiva, 2012), de Marco Oliveira e Pedro Grawunder, traz uma seleção de 66 filmes que poderão, de alguma forma, inspirar o gestor em diversos aspectos. Os filmes estão separados por categorias, como Comunicação Interpessoal, Trabalho em Grupo, Inovação, entre outros. Marco Oliveira é consultor de empresa e conselheiro de executivos, com mais de 20 livros publicados. Pedro Grawunder, é historiador e cinéfilo.
  • 11. Maestro, de Roger Nierenberg

    11 /13(Reprodução)

    Em “Maestro” (Sextante, 2011) o regente Roger Nierenberg, mostra como a arte de conduzir uma orquestra pode ser muito útil ao mundo corporativo. Roger Nierenberg é um regente internacionalmente reconhecido que já se apresentou com as mais aclamadas orquestras dos Estados Unidos e da Europa.
  • 12. O Poderoso Chefão Corporativo, de Louis Ferrante

    12 /13(Reprodução)

    O ex-mafioso Louis Ferrante, leva para “O poderoso chefão corporativo” suas surpreendentes – e legais - técnicas de gerenciamento e como aplica-las de forma eficiente na equipe.  Louis Ferrante é especialista em roubos. Aos 21 anos arrecadou milhões de dólares para seus patrões da família Gambino.
  • 13. No cinema

    13 /13(Jemal Countess/Getty Images)

  • Acompanhe tudo sobre:DesempenhoEficiênciaEstratégiaGestão de pessoasgestao-de-negociosGurusLiderançaListasLivrosRecursos humanos (RH)

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame