10 grandes marcas de carros de luxo e seus verdadeiros donos
A Volkswagen anunciou, nesta semana, a compra total da Porsche; veja na mão de quem está o controle de outras marcas premium de automóveis
Daniela Barbosa
Publicado em 31 de outubro de 2012 às 21h09.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h21.
São Paulo - Nesta semana, a Volkswagen anunciou a compra de 51,1% da Porsche por 4,4 bilhões de euros e se tornou, assim, a única dona da montadora de luxo. Em 2009, a VW havia comprado 49,9% da companhia. Além da Porsche, a montadora alemã possui em seu portfólio outras marcas premium, como Audi , Bentley e Lamborghini. Assim como a VW, outras companhias detêm participação ou são donas de grandes marcas de automóveis de luxo. Clique nas fotos e conheça de quem são 10 montadoras de luxo de automóveis:
A Volkswagen detém 99,55% de participação na Audi. Desde meados da década de 60, a montadora alemã é basicamente a única dona da marca de luxo. A Audi foi fundada em 1899 e o primeiro automóvel da companhia foi lançado em 1910. Antes de pertencer ao grupo VW, a empresa passou nas mãos da Daimler-Benz. Em maio, as vendas da Audi atingiram um recorde. No período, foram comercializados 128.900 automóveis em todo o mundo, 13,7% a mais na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Neste ano, a montadora planeja somar vendas de 1,4 milhão de unidades, 100.000 a mais em relação a 2011, quando a Audi vendeu 1,3 milhão de carros no mundo.
A marca BMW pertence ao grupo BMW que também tem sob o mesmo guarda-chuva, as marcas Mini e Rolls-Royce Motor. A montadora alemã nasceu após o fim da Primeira Guerra Mundial, a partir de uma reestruturação na Rapp Motorenwerke, que na época fabricava aviões. Diferente de muitas montadoras de luxo, a BMW apenas agregou marcas ao seu portfólio. Ela já foi dona da Land Rover, por exemplo. Em 2011, as vendas do grupo BMW cresceram 14,2% em todo o mundo, atingindo mais de 1,6 milhão de veículos comercializados. A marca BMW cresceu 12,8%, com 1,3 milhão de carros vendidos.
A montadora de origem italiana Lamborghini foi fundada em 1963 para disputar mercado com outras marcas de luxo, como a Ferrari. Em meados dos anos 70, com a crise do petróleo, a companhia enfrentou sua primeira dificuldade financeira, chegando à beira da falência. Durante dez anos, a companhia mudou de mãos três vezes. Em 1987, a companhia foi comprada pela Chrysler Corporation e dez anos mais tarde vendida para a Audi, do grupo Volkswagen.
A Ferrari foi fundada oficialmente em 1947 e, a princípio, não tinha a intenção de produzir carros de passeio, apenas de corrida. Em 1969, a montadora italiana Fiat comprou 50% de participação na Ferrari. Atualmente, a companhia possui 85% da marca de luxo. Em 2010, a montadora italiana cogitou vender parte da Ferrari para aumentar sua participação na Chrysler.
A Aston Martin foi fundada no início do século passado, na Inglaterra. Durante os anos de 1994 e 2007, a Aston foi exclusivamente da Ford Company. Neste período, a montadora de luxo atingiu números recordes de vendas. Em 2006, no entanto, depois de uma revisão interna de custos, a Ford decidiu colocar à venda parte da Aston Martin por meio de leilão. No ano seguinte, em 2007, um consórcio liderado por banqueiros comprou parte da companhia por cerca de 850 milhões de dólares. A Ford ainda mantém uma participação na montadora, avaliada em 70 milhões de dólares.
A divisão de carros da Rolls-Royce foi criada em 1971 e vendida anos depois para a companhia Vickers. Durante 18 anos, a Vickers ficou como única dona da montadora inglesa e em 1998 decidiu vender a marca de carros de luxo. Na ocasião, a BMW e a Volkswagen entraram na disputa pela Rolls-Royce e após muitos acordos, em 2003, a BMW se tornou oficialmente dona da marca inglesa de carros.
A Porsche foi fundada no início da década de 30 e, desde 2009, 49,9% das ações da companhia pertencem à montadora alemã Volkswagen.
Nesta semana, a VW anunciou a compra do controle total da marca de luxo e se tornou a única dona da Porsche. A operação foi fechada por 4,4 bilhões de euros.
A Volks é dona das marcas Audi, Bentley, Bugatti e Lamborghini
Nesta semana, a VW anunciou a compra do controle total da marca de luxo e se tornou a única dona da Porsche. A operação foi fechada por 4,4 bilhões de euros.
A Volks é dona das marcas Audi, Bentley, Bugatti e Lamborghini
A fabricante de automóveis britânica Land Rover nasceu em meados dos anos 40 e já passou nas mãos de muitas companhias, como a Ford. Recentemente, a empresa foi adquirida pela Tata Motors. A montadora indiana comprou da Ford a marca Land Rover e Jaguar por 2,3 bilhões de dólares. Com a operação, nasceu a marca Jaguar Land Rover.
A história da Jaguar é bastante semelhante com a da Land Rover. A montadora foi fundada em 1922 e inicialmente produzia motocicletas. Em 1990, a montadora foi comprada pela americana Ford e vendida, em 2008, para a indiana Tata Motors.
A britânica Bentley foi fundada em 1919. Em 1931, a marca de luxo foi comprada pela Rolls-Royce e a produção transferida de Londres para Derby e depois para Crewe. Em 1998, a montadora passou a fazer parte do grupo Volkswagen.
Mais lidas
Mais de Negócios
Clube dos bilionários: quem tem mais de US$ 100 bilhões em patrimônio?Ele fatura R$ 500 milhões ao colocar Floripa na rota do luxo discretoBlack Friday tem maquininha com 88% de desconto e cashback na contratação de serviçosInício humilde, fortuna bilionária: o primeiro emprego dos mais ricos do mundo