Mundo

Zapatero e Medvedev fecham acordos no valor de 800 milhões de euros

Presidentes da Espanha e da Rússia querem facilitar os negócios em áreas como petróleo, gás e transporte

Zapatero, da Espanha: o maior acordo envolve a empresa petrolífera Repsol

Zapatero, da Espanha: o maior acordo envolve a empresa petrolífera Repsol

DR

Da Redação

Publicado em 18 de junho de 2011 às 12h30.

São Petersburgo - O chefe do Executivo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, e o presidente russo, Dmitri Medvedev, apostaram neste sábado por intensificar a cooperação econômica e apoiaram a Repsol, Talgo e Gestamp na assinatura de acordos com empresas russas por um valor de 800 milhões de euros.

Estes convênios foram um dos eixos da visita a São Petersburgo de Zapatero, convidado por Medvedev a participar do encerramento do Fórum Econômico Internacional promovido na cidade anualmente.

O acordo mais relevante foi o assinado pelo presidente da Repsol, Antonio Brufau, já que implica um investimento de cerca de 600 milhões de euros para criar uma companhia mista com a russa Alliance e cooperar nos campos que a empresa possui na região de Samara e na república de Tartária.

Após anos de negociações, a Talgo também entra no mercado russo com a venda de sete trens de passageiros por um valor de aproximadamente 130 milhões de euros.

Já a Gestamp, especializada em autopeças, fechou um acordo de isenções fiscais com o governo de Leningrado e outro com a república de Tartária para construir uma indústria com um investimento de entre 30 e 50 milhões de euros.

Zapatero e Medvedev concordaram que as trocas comerciais não estão à altura do peso das duas economias e se comprometeram a facilitá-las em setores de interesse mútuo, como o gás, o petróleo, as infraestruturas e os transportes.

Fontes do Executivo espanhol destacaram concretamente o interesse em participar dos projetos que estão sendo iniciados na Rússia como organizadora da Copa do Mundo de 2018, desde estradas e linhas ferroviárias a hotéis e sistemas de telecomunicações.

Após manterem uma reunião bilateral, Zapatero e Medvedev presidiram uma reunião com empresários dos dois países. Em seguida, o chefe do Executivo espanhol participou do encerramento do Fórum Econômico, no qual garantiu aos economistas e empresários presentes que a União Europeia aprovará a tempo as novas ajudas financeiras que a Grécia necessita e o país "seguirá adiante".

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaComércioComércio exteriorDiplomaciaEspanhaEuropaPiigsRússia

Mais de Mundo

'A defesa da democracia é mais importante do que qualquer título', diz Biden em discurso

Governo Lula se diz irritado com falas de Maduro, mas evita responder declarações

Netanyahu discursa no Congresso americano sob protestos de rua e boicote de dezenas de democratas

Em discurso a irmandade negra, Kamala pede ajuda para registrar eleitores e mobilizar base a votar

Mais na Exame