Mundo

Vulcão Copahue, no Chile, tem mais de 100 tremores em um dia

Os movimentos telúricos foram localizados a 12 quilômetros da cratera principal e a profundezas próximas aos seis quilômetros sob terra


	Vulcão Copahue: sua última grande erupção aconteceu em 1992
 (Michel Lefèvre/AFP)

Vulcão Copahue: sua última grande erupção aconteceu em 1992 (Michel Lefèvre/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de dezembro de 2015 às 14h12.

Santiago do Chile - O serviço nacional de geologia e mineração (Sernageomin) do Chile informou neste domingo que o vulcão Copahue, situado na região sulina do Bío-Bío, apresentou 103 eventos sísmicos nas últimas horas.

O Observatório Vulcanológico dos Andes do Sul (Ovdas) do Sernageomin informou que entre 10h17 local (11h17, em Brasília) do sábado e 1h09 local (3h09, em Brasília) de hoje houve 103 eventos sísmicos do tipo vulcano-tectônico, associados à fratura de material rígido.

Os movimentos telúricos foram localizados a 12 quilômetros da cratera principal e a profundezas próximas aos seis quilômetros sob terra.

O maior tremor apresentou uma magnitude de 3,1 na escala Richter e ocorreu às 12h57 local (13h57, em Brasília) do sábado, informou o organismo.

Por causa destes antecedentes, Ovdas e Sernageomin mantêm o alerta técnico em Nível Amarelo e o Escritório Nacional de Emergência do Chile (Onemi) mantém o Alerta Amarelo para os municípios de Alto Biobío, Região do Bio-bío, que permanece vigente desde 3 de junho de 2013.

O maciço, localizado na fronteira com a Argentina, registrou sua última atividade no ano 2000, embora sua última grande erupção tenha ocorrido em 1992. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaArgentinaChileDesastres naturaisTerremotosVulcões

Mais de Mundo

Governo de Bangladesh restaura internet após protestos

Israel promete ‘revanche’ contra Hezbollah após foguete matar 12 em campo de futebol

'Farei com que se respeite o resultado eleitoral', diz Maduro após votar em Caracas

Maduro pede desculpas por impedir entrada de ex-mandatários que observariam eleições

Mais na Exame