Mundo

Voos serão desviados devido a satélite norte-coreano

Os voos afetados são quase todos entre Manila e cidades como Jacarta, Los Angeles e Tóquio

Países como Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos condenaram o lançamento norte-coreano ao considerá-lo o teste encoberto de um míssil que violaria resolução da ONU (Farooq Naeem/AFP)

Países como Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos condenaram o lançamento norte-coreano ao considerá-lo o teste encoberto de um míssil que violaria resolução da ONU (Farooq Naeem/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de abril de 2012 às 06h44.

Manila - Várias companhias aéreas deverão desviar mais de uma dúzia de voos nas Filipinas para evitar o satélite que a Coreia do Norte planeja lançar entre os dias 12 e 16 de abril, informou a imprensa local nesta terça-feira.

A Autoridade de Aviação Civil das Filipinas indicou que três corredores aéreos no norte do país serão fechados temporariamente nas mesmas datas para evitar o foguete, que alguns países tacham de teste encoberto de lançamento de míssil.

Os voos afetados são quase todos entre Manila e cidades como Jacarta, Los Angeles e Tóquio.

Países como Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos condenaram o lançamento norte-coreano ao considerá-lo o teste encoberto de um míssil que violaria uma resolução de 2009 do Conselho de Segurança da ONU.

Por outro lado, a Coreia do Norte, que pretende lançar o satélite como parte das celebrações do centenário do nascimento do fundador do país, Kim Il-sung, sustenta que o mesmo tem fins pacíficos e científicos, permitindo a entrada de analistas e jornalistas internacionais.

É possível que restos do foguete que transporta o satélite caiam no Mar Amarelo, perto da Coreia do Sul, e no Mar da China Meridional, cerca de 140 quilômetros ao leste da ilha filipina de Luzon. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaAviõesCoreia do NorteCoreia do SulFilipinasSatélitesTransportesVeículos

Mais de Mundo

Coletiva de Biden: siga ao vivo um dos eventos decisivos das eleições nos EUA

Milei cita cantor Roberto Carlos e o personagem Zorro em discurso na Argentina

Casa Branca adverte que Putin não poderá "sobreviver" à guerra após acordos da Otan

Biden anuncia US$ 225 milhões em assistência militar para a Ucrânia em reunião com Zelensky

Mais na Exame