Exame Logo

Volta ao mundo em 15 imagens da última semana - 24/09

Das tensões raciais na cidade de Charlotte (EUA) até o fim da trégua na Síria, confira os fatos e fotos que marcaram a semana

Fatos e fotos (Reuters/Reuters)

Gabriela Ruic

Publicado em 24 de setembro de 2016 às 08h00.

São Paulo – A semana foi de turbulências na cidade de Charlotte, Carolina do Norte (EUA) após a notícia da morte de Keith Scott, um homem negro morto a tiros pela polícia local na última terça. Scott estava sentado em seu carro quando a polícia chegou ao seu condomínio de prédios. Procuravam por outra pessoa. Ao pedirem que deixasse o veículo, um dos policiais atirou várias vezes contra ele, pensando que portava uma arma de fogo. Segundo a família, no entanto, o que Scott carregava era um livro e estava no carro. A morte de Scott causou um turbilhão de tensões raciais na cidade, que foi palco de protestos violentos. A Guarda Nacional foi chamada para ajudar a conter os manifestantes, mas a população seguiu nas ruas por três dias consecutivos exigindo a divulgação dos vídeos da ação e pedindo o fim da violência policial. Enquanto isso, na Síria , a frágil trégua acertada entre os principais atores da guerra foi por água abaixo no início dessa semana e os bombardeios em Aleppo, uma das cidades mais devastadas pelo conflito, reiniciaram com força total. Um comboio com ajuda humanitária foi alvo de um ataque aéreo que matou civis, voluntários e parte da carga. Acompanhe nas imagens os fatos e fotos que marcaram a semana.
  • 2. Síria

    2 /16(Reuters)

  • Veja também

    Uma foto postada nas redes sociais mostra o momento do resgate de uma criança em Aleppo. Um frágil cessar-fogo acertado entre os atores da guerra chegou ao fim na última segunda-feira, quando os bombardeios da coalizão e da Rússia. A situação na Síria não dá sinais de que irá se acalmar tão logo. Além da retomada dos bombardeios, a ONU suspendeu temporariamente o envio de ajuda humanitária depois que um comboio com mantimentos essenciais foi atacado também na segunda-feira, matando civis, voluntários e danificando parte da carga que alimentaria mais de 100 mil pessoas em um mês. Após avaliar a situação da segurança, a entidade anunciou dias depois a normalização da ajuda ao país.
  • 3. Egito

    3 /16(Reuters)

  • Pessoas se reuniram na costa do Mar Mediterrâneo após o naufrágio de uma embarcação ocupada por 600 refugiados e migrantes em Al Beheira. O desastre deixou ao menos 29 mortos, um número que deve subir por conta das pessoas que ainda estão desaparecidas.
  • 4. Estados Unidos

    4 /16(Reuters)

    Os atores Brad Pitt e Angelina Jolie anunciaram nesta semana que estão se divorciando. A notícia pegou os fãs de surpresa, que rapidamente invadiram a internet com memes sobre a separação. As razões do fim do casamento não foram divulgadas.
  • 5. Cisjordânia

    5 /16(Reuters)

    Soldados israelenses são fotografados durante um protesto contra o fechamento de uma das entradas do vilarejo de Beta, na Cisjordânia .
  • 6. Estados Unidos

    6 /16(Reuters)

    Os atores da série Game of Thrones são fotografados com as estatuetas da edição 2016 do prêmio, que aconteceu em Los Angeles, Califórnia.
  • 7. Itália

    7 /16(Reuters)

    Francesca de Vito, prefeita da cidade de Calimera, na Calábria (Itália), é fotografada na sede da prefeitura. Ela vem agindo contra grupos criminosos e recebeu há alguns dias um envelope contendo duas balas de arma de fogo. Prefeitos de várias pequenas cidades do país vem enfrentando crescentes ameaças de mafiosos.
  • 8. Filipinas

    8 /16(Reuters)

    Policial nas Filipinas investiga a morte de um traficante em Manila. Suspeita-se que o homem tenha sido morto após a ação de um grupo de extermínio. Desde junho, mais de três mil usuários e traficantes foram executados pelas ruas da capital do país e 600 mil se renderam por medo dos ataques. A situação chamou a atenção da comunidade internacional que vem criticando a violenta política de repressão de drogas conduzida pelo presidente Rodrigo Duterte. Duterte foi eleito com uma agenda polêmica, na qual prometia erradicar o tráfico de drogas e matar 100 mil criminosos. Suspeita-se que ele tenha ligação com esses grupos de extermínio. Nesta semana, em resposta às críticas da União Europeia, o líder filipino foi fotografado fazendo um gesto obsceno. Há algumas semanas, o presidente Barack Obama suspendeu uma visita ao país depois de ter sido chamado de “filha da mãe” por Duterte.
  • 9. África do Sul

    9 /16(Reuters)

    Imagem mostra uma estudante ferida após protestos em Joanesburgo. Em toda a África do Sul , estudantes vem realizando manifestações pela gratuidade do ensino superior há três semanas.
  • 10. Estados Unidos

    10 /16(Reuters)

    Imagem mostra o momento em que o americano Ahmed Rahami foi capturado na cidade de Elizabeth, Nova Jersey. Ele é suspeito de ter sido o autor das bombas que atingiram a cidade de Nova York no último final de semana.
  • 11. Iêmen

    11 /16(Reuters)

    Pessoas observam escombros de prédios na cidade de Hodeidah, no Iêmen. O país vem sendo alvo de intensos bombardeios por parte da Arábia Saudita em razão de uma guerra civil que se instalou no ano passado.
  • 12. Sri Lanka

    12 /16(Reuters/Reprodução)

    Um home é fotografado depois de descarregar centenas de garrafas plásticas em Colombo, no Sri Lanka.
  • 13. Suíça

    13 /16(Reuters)

    Queijo são exibidos durante o Prêmio do Queijo Suíço que acontece na cidade de Le Sentier, Suíca. Mais de cem especialistas nesta espécie de queijo se reuniram para escolher quais deles são os melhores. Participam do evento 777 queijos de 350 produtores e que foram distribuídos em 28 categorias.
  • 14. Estados Unidos

    14 /16(Reuters)

    Eric Maskin, prêmio Nobel de Economia, entregou o prêmio Ig Nobel, uma honraria anual que visa reconhecer os estudos e avanços científicos mais bizarros do ano, para o cientista britânico Thomas Thwaites, vencedor na categoria Biologia. O prêmio é pelas extensões criadas por Thwaites que o permitem andar como cabras em morros.
  • 15. Polônia

    15 /16(Reuters)

    Pessoas se reuniram na costa do Mar Mediterrâneo após o naufrágio de uma embarcação ocupada por 600 refugiados e migrantes em Al Beheira. O desastre deixou ao menos 29 mortos, um número que deve subir por conta das pessoas que ainda estão desaparecidas.
  • 16. Agora veja quais países tratam melhor os estrangeiros

    16 /16(Choreograph/ThinkStock)

  • Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-barcoÁfricaÁfrica do SulAngelina JolieAnimaisAnimais em extinçãoArábia SauditaArteÁsiaAtores e atrizesBrad PittCinemaCisjordâniacomida-e-bebidaConflito árabe-israelenseCrimeDireitos HumanosDivórcioEducaçãoEgitoEmmyEntretenimentoEstados Unidos (EUA)EuropaFilipinasGame of ThronesGastronomiaGuerrasIêmenIsraelItáliaNobelONUPaíses ricosPalestinaPiigsPoliciaisPolítica no BrasilPolôniaPreconceitosPrêmio NobelProgramas de TVProtestosProtestos no mundoQueijosRacismoRefugiadosRússiaSériesSéries americanasSíriaSuíçaTráfico de drogasTVViolência policialViolência urbana

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Mundo

    Mais na Exame