Exame Logo

Volta ao mundo em 15 imagens da última semana - 04/06

Das inundações que deixaram Paris embaixo d'água até a morte de um gorila nos Estados Unidos, veja o que foi notícia nesta última semana

França (Reuters)

Gabriela Ruic

Publicado em 4 de junho de 2016 às 07h04.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h13.

São Paulo – Nesta semana, pela primeira vez em 34 anos, o nível do rio Sena, em Paris (França), atingiu a marca dos 6 metros acima do normal por causa das chuvas desta semana. Ao menos 20 mil pessoas tiveram de ser evacuadas de suas residências e regiões da capital ficaram embaixo d'água.  No final da semana, a expectativa era a de que o nível do Sena pudesse subir até 6,5 metros, mantendo-se estável durante o sábado e o domingo até que finalmente começasse a baixar. Como resultado da enchente , os museus Louvre e Orsay, ambos localizados às margens do rio, permaneceram fechados. A última grande enchente vivida pela capital francesa aconteceu em 1982, quando o Sena atingiu 6,15 metros. Já o pior episódio foi registrado em 1910, ocasião em que o rio bateu 8,62 metros, forçando a evacuação de mais de 200 mil pessoas. Enquanto isso, a morte do gorila Harambe em um zoológico dos Estados Unidos causou comoção no mundo. No Mar Mediterrâneo, a semana foi de mais tragédia com refugiados e contou com o registro do trágico afogamento de um bebê. Acompanhe a seguir os fatos e fotos que marcaram a semana.
  • 2. Estados Unidos

    2 /16(Reuters)

  • Veja também

    O mundo se emocionou nessa semana com a morte do gorila Harambe no zoologico da cidade de Cincinnati, nos Estados Unidos. Ele foi abatido depois que uma criança de 4 anos caiu na área de isolamento onde o animal estava. Os funcionários do zoológico optaram pelo uso de força letal ao avaliarem que o menino corria perigo.
  • 3. França

    3 /16(Reuters)

  • Nos arredores de Paris, moradores que se recusaram a deixar suas casas são fotografados em meio à enchente . Nesta semana, pela primeira vez em 34 anos, o nível do rio Sena superou a marca dos 6 metros, causando inundações em várias regiões da capital francesa, especialmente ao sul.
  • 4. Estados Unidos

    4 /16(Reuters)

    Policial revista um grupo de alunos da UCLA, universidade que fica na Califórnia, depois de o campus ter sido fechado por conta da presença de um atirador. Segundo informações das autoridades locais, esse atirador era o ex-aluno Mainak Sarkar, 38 anos, e tinha uma lista de pessoas que ele queria executar, um professor entre eles. Depois de matar o professor, Sarkar se suicidou. A polícia ainda encontrou em sua residência, no Minessota, uma mulher morta com um tiro.
  • 5. Líbia

    5 /16(Christian Buettner/Eikon Nord GmbH Germany/Handout via REUTERS)

    Imagem mostra o momento em que um oficial italiano retirou do mar o corpo de um bebê que estava numa embarcação que naufragou na costa da Líbia na última sexta-feira. A foto só veio à tona nessa semana e emocionou por conta da crise de refugiados , a maior desde a Segunda Guerra Mundial, que se desenrola hoje no mundo.
  • 6. Japão

    6 /16(Reuters)

    Foto sem data mostra Yamato Tanooka, a criança japonesa de 7 anos de idade que desapareceu em 28 de maio depois que seus pais o deixaram na beira de uma estrada, próximo de uma floresta, como forma de puni-lo por tê-los desobedecido. Ele foi encontrado quase uma semana depois vivo e sem ferimentos.
  • 7. Somália

    7 /16(Reuters)

    Uma mulher caminha em frente ao Hotel Ambassador, em Mogadíscio, onde o grupo terrorista Al Shabaab realizou um atentado que deixou ao menos dez mortos e feriu mais de 40 nesta semana.
  • 8. Tailândia

    8 /16(Reuters)

    Um tigre sedado é fotografado no Templo dos Tigres, que fica nos arredores de Bangcoc, na Tailândia. Nesta semana, uma investigação das autoridades do país revelou que o local, que é gerenciado por monges budistas, estava maltratando os animais e contribuindo para o seu tráfico. Ao chegarem no local, se depararam com animais machucados, mortos e encontraram 40 filhotes foram encontrados em um congelador. 22 pessoas, incluindo três monges, foram presas.
  • 9. Síria

    9 /16(Reuters)

    Menino reage ao saber da morte de seu irmão após um bombardeio no reduto rebelde de Maaret al-Numan, que fica na província de Idlib, Síria .
  • 10. Estados Unidos

    10 /16(Reuters)

    O artista Prince é visto nessa foto de arquivo. Nesta semana, a autopsia revelou que a causa da morte do músico foi overdose de opiáceos. Ele foi encontrado incosciente no dia 21 de abril em um elevador e morreu momentos depois.
  • 11. Brasil

    11 /16(Reuters)

    Popole Misenga, refugiado da República Democrática do Congo é fotografado na favela onde mora no Rio de Janeiro. Ele irá disputar os Jogos Olímpicos no judô sob a bandeira olímpica na primeira equipe formada por refugiados.
  • 12. Índia

    12 /16(Reuters)

    Na Índia, a seca e o calor fazem com que o acesso à água potável se torne cada vez mais competitivo. Nessa imagem, pessoas disputam cada gota em uma fonte localizada em Ahmedabad.
  • 13. Faixa de Gaza

    13 /16(Reuters)

    O menino Mohamad al-Sheikh, de apenas 12 anos, é fotografado enquanto fazia acrobacias em um parque na Faixa de Gaza . Ele ganhou o apelido de homem aranha por sua elasticidade e habilidade.
  • 14. Polônia

    14 /16(Reuters)

    Rio reflete as árvores na floresta de Bialowieza, que fica no Parque Nacional de Bialowieza, na fronteira entre a Polônia e a Bielorrússia, e que é a única floresta primária da Europa.
  • 15. El Salvador

    15 /16(Reuters)

    Imagem mostra o momento da prisão de Gustavo Nerio, conhecido como “El Tigre” e um dos maiores traficantes em atividade em El Salvador. Ele foi preso nessa semana e foi apresentado à imprensa em seguida.
  • 16. Agora veja como está a situação da escravidão

    16 /16(Evgeniya Tiplyashina/Thinkstock)

  • Acompanhe tudo sobre:América LatinaAnimaisAnimais em extinçãoArtistasÁsiaAtaques terroristasCalorCelebridadesCriançasCrimeDesastres naturaisDrogasEl SalvadorEnchentesEsportesEstados Unidos (EUA)EuropaFrançaÍndiaJapãoMetrópoles globaisMortesOlimpíada 2016OlimpíadasPaíses ricosPalestinaParis (França)PolôniaRefugiadosSecasSíriaSomáliaTailândiaTerrorismoTerroristasTráfico de drogas

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Mundo

    Mais na Exame