Volta ao mundo em 15 imagens da última semana - 04/06
Das inundações que deixaram Paris embaixo d'água até a morte de um gorila nos Estados Unidos, veja o que foi notícia nesta última semana
Gabriela Ruic
Publicado em 4 de junho de 2016 às 07h04.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h13.
São Paulo – Nesta semana, pela primeira vez em 34 anos, o nível do rio Sena, em Paris (França), atingiu a marca dos 6 metros acima do normal por causa das chuvas desta semana. Ao menos 20 mil pessoas tiveram de ser evacuadas de suas residências e regiões da capital ficaram embaixo d'água. No final da semana, a expectativa era a de que o nível do Sena pudesse subir até 6,5 metros, mantendo-se estável durante o sábado e o domingo até que finalmente começasse a baixar. Como resultado da enchente , os museus Louvre e Orsay, ambos localizados às margens do rio, permaneceram fechados. A última grande enchente vivida pela capital francesa aconteceu em 1982, quando o Sena atingiu 6,15 metros. Já o pior episódio foi registrado em 1910, ocasião em que o rio bateu 8,62 metros, forçando a evacuação de mais de 200 mil pessoas. Enquanto isso, a morte do gorila Harambe em um zoológico dos Estados Unidos causou comoção no mundo. No Mar Mediterrâneo, a semana foi de mais tragédia com refugiados e contou com o registro do trágico afogamento de um bebê. Acompanhe a seguir os fatos e fotos que marcaram a semana.
O mundo se emocionou nessa semana com a morte do gorila Harambe no zoologico da cidade de Cincinnati, nos Estados Unidos. Ele foi abatido depois que uma criança de 4 anos caiu na área de isolamento onde o animal estava. Os funcionários do zoológico optaram pelo uso de força letal ao avaliarem que o menino corria perigo.
Nos arredores de Paris, moradores que se recusaram a deixar suas casas são fotografados em meio à enchente . Nesta semana, pela primeira vez em 34 anos, o nível do rio Sena superou a marca dos 6 metros, causando inundações em várias regiões da capital francesa, especialmente ao sul.
Policial revista um grupo de alunos da UCLA, universidade que fica na Califórnia, depois de o campus ter sido fechado por conta da presença de um atirador. Segundo informações das autoridades locais, esse atirador era o ex-aluno Mainak Sarkar, 38 anos, e tinha uma lista de pessoas que ele queria executar, um professor entre eles. Depois de matar o professor, Sarkar se suicidou. A polícia ainda encontrou em sua residência, no Minessota, uma mulher morta com um tiro.
Imagem mostra o momento em que um oficial italiano retirou do mar o corpo de um bebê que estava numa embarcação que naufragou na costa da Líbia na última sexta-feira. A foto só veio à tona nessa semana e emocionou por conta da crise de refugiados , a maior desde a Segunda Guerra Mundial, que se desenrola hoje no mundo.
Foto sem data mostra Yamato Tanooka, a criança japonesa de 7 anos de idade que desapareceu em 28 de maio depois que seus pais o deixaram na beira de uma estrada, próximo de uma floresta, como forma de puni-lo por tê-los desobedecido. Ele foi encontrado quase uma semana depois vivo e sem ferimentos.
Uma mulher caminha em frente ao Hotel Ambassador, em Mogadíscio, onde o grupo terrorista Al Shabaab realizou um atentado que deixou ao menos dez mortos e feriu mais de 40 nesta semana.
Um tigre sedado é fotografado no Templo dos Tigres, que fica nos arredores de Bangcoc, na Tailândia. Nesta semana, uma investigação das autoridades do país revelou que o local, que é gerenciado por monges budistas, estava maltratando os animais e contribuindo para o seu tráfico. Ao chegarem no local, se depararam com animais machucados, mortos e encontraram 40 filhotes foram encontrados em um congelador. 22 pessoas, incluindo três monges, foram presas.
Menino reage ao saber da morte de seu irmão após um bombardeio no reduto rebelde de Maaret al-Numan, que fica na província de Idlib, Síria .
Popole Misenga, refugiado da República Democrática do Congo é fotografado na favela onde mora no Rio de Janeiro. Ele irá disputar os Jogos Olímpicos no judô sob a bandeira olímpica na primeira equipe formada por refugiados.
Na Índia, a seca e o calor fazem com que o acesso à água potável se torne cada vez mais competitivo. Nessa imagem, pessoas disputam cada gota em uma fonte localizada em Ahmedabad.
O menino Mohamad al-Sheikh, de apenas 12 anos, é fotografado enquanto fazia acrobacias em um parque na Faixa de Gaza . Ele ganhou o apelido de homem aranha por sua elasticidade e habilidade.
Rio reflete as árvores na floresta de Bialowieza, que fica no Parque Nacional de Bialowieza, na fronteira entre a Polônia e a Bielorrússia, e que é a única floresta primária da Europa.
Imagem mostra o momento da prisão de Gustavo Nerio, conhecido como “El Tigre” e um dos maiores traficantes em atividade em El Salvador. Ele foi preso nessa semana e foi apresentado à imprensa em seguida.