Vitória de trabalhistas lituanos é confirmada
Segundo a Comissão Eleitoral Central da Lituânia, os votos que faltam serem computados já não alterarão os resultados
Da Redação
Publicado em 15 de outubro de 2012 às 11h42.
Vilnius - O Partido Trabalhista da Lituânia, de oposição, venceu com 20,7% dos votos as eleições parlamentares realizadas neste domingo no país báltico, após serem apurados 96% dos votos, informaram nesta segunda-feira as autoridades eleitorais lituanas.
Segundo a Comissão Eleitoral Central da Lituânia, os votos que faltam serem computados já não alterarão os resultados.
Aos trabalhistas seguem os também opositores social-democratas com 18,7% dos votos; os governistas da coalizão União Patriótica - Democrata-Cristãos Lituanos com 14,5% e o Partido Liberal, com 8,3%.
Também chegam ao novo Legislativo os partidos Ordem e Justiça (7,6%), Via de Valor (6,9%) e Ação Eleitoral dos Poloneses na Lituânia (5,7%).
Todos eles superaram a barreira dos 5% para chegar ao grupo proporcional dos 70 deputados eleitos por lista de partidos dos 141 que compõem o Legislativo.
Os 71 deputados restantes são eleitos em circunscrições majoritárias, e quase todas terão segundo turno no próximo dia 28, já que nenhum dos candidatos conseguiu obter maioria absoluta.
Dos que têm direito ao voto, 48,6% foram às urnas para determinar quem regerá os destinos da antiga república soviética nos próximos quatro anos.