Vitória de Dilma é destaque na imprensa internacional
Jornais americanos e europeus manchetaram a vitória da candidata do PT
Da Redação
Publicado em 1 de novembro de 2010 às 10h12.
São Paulo - A vitória da candidata do PT, Dilma Rouseff, na corrida pela presidência da República foi assunto de destaque nos principais sites de notícias ao redor do mundo. Na página eletrônica do The New York Times, um dos principais jornais dos Estados Unidos, a foto principal mostrava uma Dilma sorridente, e a manchete completava: "Sucessora escolhida pelo líder brasileiro é eleita". O site completava a informação dizendo que a presidente eleita enfrentará "enormes tarefas que seu antecessor deixou inacabadas".
No site de outro importante periódico norte-americano, o Wall Street Journal, a manchete anunciava: "Dilma Rousseff vence as eleições no Brasil". "Uma ex-guerrilheira de esquerda, de 62 anos, é a primeira presidente mulher eleita no país", dizia a página do jornal de economia e finanças.
O britânico Financial Times trazia um destaque menor, destacando a vitória de Dilma. O site de um dos mais importantes jornais de finanças da Europa, lembrava que a vitória da candidata do PT representou uma opção dos eleitores pela continuidade das conquistas e das políticas do governo Lula.
Outros jornais do Reino Unido repercutiram a vitória da petista. No site do jornal The Times, um destaque chamava a atenção do internauta dizendo que uma "ex-revolucionária chega ao poder no Brasil". O francês Le Monde publicou uma nota antes da apuração das urnas terminar, dizendo "Dilma Rousseff é dada como vitoriosa no Brasil".
Letras garrafais e uma foto de Dilma estampavam a capa do site do jornal espanhol El País. A manchete destacava a vitória da primeira mulher para o cargo de presidente da República no Brasil. Já o jornal argentino Clarín trazia em sua página da internet a manchete "Candidata de Lula vence com 55% dos votos".