Vítimas alemãs do naufrágio do Concordia processam capitão

Francesco Schettino e outros oficiais responsáveis pelo navio são acusados de lesões físicas, abandono, ameaça ao tráfego marítimo e omissão de ajuda

Berlim - Um grupo de 19 vítimas alemãs do naufrágio do Costa Concordia, ocorrido em 13 de janeiro em frente à ilha italiana de Giglio, apresentou uma denúncia contra o capitão do cruzeiro, Francesco Schettino, e outros oficiais responsáveis.

'Eles são acusados de lesões físicas, abandono, ameaça ao tráfego marítimo e omissão de ajuda', anunciou nesta quarta-feira o advogado do grupo, Hans Reinhardt, da localidade alemã de Marl, no estado federado da Renânia do Norte-Vestfália.

O defensor explicou que os litigantes consideram que Schettino e uma parte de seus oficiais deixaram os passageiros à sua própria sorte após conduzi-los a uma situação de perigo.

Além disso, estimam que a atuação gravemente negligente e imprudente do capitão do Costa Concordia fez com que muitas vítimas ficassem feridas.

Entre os litigantes há uma mulher que sofreu fratura da pélvis, enquanto outros denunciam ferimentos superficiais e alterações traumáticas, assim como lesões psíquicas.

O advogado anunciou que apresentou nesta própria quarta-feira o processo no qual foram reivindicadas compensações econômicas por danos e prejuízos à Procuradoria de Bochum, com o fim de ter acesso às atas judiciais na Itália.

No caso de um processo contra o capitão do Costa Concordia e seus oficiais chegar à Itália, o advogado alemão poderia realizar uma acusação particular por meio de um defensor italiano. 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.