Mundo

Vídeo provoca massacre de pelo menos 28 pessoas na Índia

Difusão de um vídeo na internet provocou um massacre inter-religioso que no fim de semana tirou a vida de pelo menos 28 pessoas no país


	Mulheres protestam contra estupro na Índia: vídeo mostrava suposto linchamento de dois homens que protegiam uma mulher que tinha sofrido assédio sexual
 (Utpal Baruah/Reuters)

Mulheres protestam contra estupro na Índia: vídeo mostrava suposto linchamento de dois homens que protegiam uma mulher que tinha sofrido assédio sexual (Utpal Baruah/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de setembro de 2013 às 13h12.

Nova Deli - A difusão de um vídeo na internet provocou um massacre inter-religioso que no fim de semana tirou a vida de pelo menos 28 pessoas no distrito de Muzaffarnagar, no norte da Índia, informaram nesta segunda-feira as autoridades locais.

Fontes oficiais tinham cifrado esta manhã em 21 o número de mortos no massacre, mas o funcionário Arun Kumar, subdiretor da Polícia do estado de Uttar Pradesh (UP), onde fica o distrito de Muzaffarnagar, elevou ao meio-dia para 28 o número de mortos.

Kumar também aumentou para 90 o número de detidos pela Polícia na região, onde há dois dias foi decretado o toque de recolher e unidades militares patrulham para garantir a calma.

Segundo o secretário de Interior de UP, Kamal Saxena, o massacre foi desencadeado pela divulgação de um vídeo no qual aparece o suposto linchamento de dois homens que protegiam uma mulher que tinha sofrido assédio sexual em Kawal, uma cidade da região.

Saxena disse, no entanto, que o vídeo, que foi retirado da internet, é de dois anos atrás e não é certo que foi filmado em UP.

A difusão do vídeo, que as autoridades avaliam de "falso" e "proposital", foi o que suscitou no sábado os confrontos entre comunidades hindus e muçulmanas, nos quais se atacou uma mesquita e foram usados facões e armas de fogo.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaAssédio sexualÍndiaMassacresMortes

Mais de Mundo

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo