Mundo

Vídeo com Lula dizendo que tênis é esporte de burguês dispara no YouTube

Na gravação feita por um garoto de uma favela, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, chama o rapaz de "otário"

Lula e Sérgio Cabral ouviram reclamações do estudante Leandro (.)

Lula e Sérgio Cabral ouviram reclamações do estudante Leandro (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h36.

São Paulo - Um vídeo gravado pelo estudante Leandro dos Santos de Paula, de 18 anos, com o presidente Lula e o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho, está gerando polêmica no YouTube. Existem pelo menos dez reproduções com o mesmo conteúdo e a mais popular tem quase meio milhão de exibições em apenas cinco dias.

A gravação, que tem duração de um minuto e 14 segundos, mostra o garoto reivindicando uma quadra de tênis na favela onde mora e Lula diz que "é esporte da burguesia". "E natação?", pergunta o presidente. O rapaz explica que não pode nadar na piscina porque o espaço não é aberto à população.

O governador Sérgio Cabral mostrou-se surpreso com a informação e o presidente Lula comentou com assessores que "no dia em que a imprensa vier aí e pegar essa coisa (um palavrão) fechada no fim de semana, o prejuízo político é infinitamente maior do que colocar dois guardas para tomar conta".

O vídeo, gravado em dezembro do ano passado, ainda traz uma reclamação do estudante de que é acordado com o "Caveirão" na porta dele, numa referência ao veículo blindado da Polícia Militar. Sérgio Cabral pergunta se não tem traficante na rua dele e o garoto nega. "Deixa de ser otário, está fazendo discurso de otário", disse o governador. "Você não me engana, não. Coloca essa inteligência para estudar, sacana", afirmou Sérgio Cabral.

O vídeo disponível no YouTube foi aparentemente editado pelo blog do Ricardo Gama - responsável por sua divulgação -, cujo slogan é "Contra o descaso do governo carioca".

Assista ao vídeo:
 

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2010Luiz Inácio Lula da SilvaPersonalidadesPolíticaPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia