Mundo

Vice-presidente do Malauí assume poder após a morte do presidente

Joyce Banda assumiu neste sábado o governo do país, após o falecimento aos 78 anos do presidente Bingu wa Mutharika

Bingu Wa Mutharika (World Economic Forum)

Bingu Wa Mutharika (World Economic Forum)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de abril de 2012 às 09h44.

Johanesburgo - O vice-presidente do Malauí, Joyce Banda, assumiu neste sábado o Governo do país após o falecimento aos 78 anos do presidente Bingu wa Mutharika, e pediu a todos os malauianos que mantenham a calma.

'A Constituição prevalece agora', afirmou Banda em entrevista coletiva em Lilongue, capital do Malauí, publicou neste sábado o jornal local 'Nyasa Times'.

Na conversa, o vice-presidente apresentou as condolências à família de Mutharika e anunciou a convocação de um Conselho de Ministros para organizar o funeral do presidente.

Somente neste sábado, o Executivo de Malauí anunciou oficialmente a morte do presidente Mutharika, 24h depois de médicos e pessoas do Governo confirmarem a notícia à imprensa.

O presidente Mutharika foi transferido na madrugada de ontem para uma clínica de Johanesburgo, até onde já chegou morto, após dar entrada inconsciente na quinta-feira em um hospital de Lilongue, devido a uma parada cardíaca.

Vários ministros do gabinete de Mutharika trataram no fim da noite de ontem de manobrar para evitar a posse de Banda, a quem corresponde legalmente o poder à revelia do presidente.

Partidos da oposição do Malauí e organizações civis demonstraram neste sábado apoio a ordem constitucional e reivindicaram a posse imediata de Banda como presidente.

Acompanhe tudo sobre:GovernoMortes

Mais de Mundo

Eleições EUA: Biden diz que consideraria desistir de eleição se 'alguma condição médica' o obrigasse

Charles III anuncia agenda trabalhista que prioriza infraestrutura e energia limpa

Ex-assessor de Trump deixa a prisão e segue direto para convenção do Partido Republicano

1ª cápsula de suicídio assistido pode ser usada neste ano, na Suíça; saiba mais sobre o processo

Mais na Exame