Mundo

Veto de Obama sobre Palestina carece de ética, diz Fidel

O presidente dos Estados Unidos discursou contra o reconhecimento do Estado da Palestina pela ONU

Fidel classificou o discurso de Obama na ONU de "longa enrolação para justificar o injustificável"
 (Adalberto Roque/AFP)

Fidel classificou o discurso de Obama na ONU de "longa enrolação para justificar o injustificável" (Adalberto Roque/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de setembro de 2011 às 11h59.

Havana - O líder cubano Fidel Castro afirmou que o presidente Barack Obama carece de "ética e moral" em sua decisão de vetar qualquer resolução na ONU que reconheça um Estado da Palestina, segundo artigo publicado nesta terça-feira.

"Não há um ápice de ética, e nem sequer de política, em sua tentativa de justificar sua anunciada decisão de vetar qualquer resolução a favor do reconhecimento de Palestino como Estado independente e membro das Nações Unidas", afirma Fidel.

Em seu texto, a segunda parte de um artigo sobre a Assembleia Geral da ONU, o líder comunista destaca que "as palavras de Obama" sobre a Palestina "só podem ser aplaudidas pelos canhões, os foguetes e os bombardeiros da Otan".

"Até políticos, que em nada compartilham com um pensamento socialista e encabeçam partidos que foram estreitos aliados de (ditador chileno) Augusto Pinochet, proclamam o direito da Palestina de ser membro da ONU", acrescentou.

"Se nosso Prêmio Nobel se autoengana, algo que está por provar, isso talvez explique as incríveis contradições de seus raciocínios e a confusão semeada entre seus ouvintes".

O ex-presidente classificou o discurso de Obama de "palavras idílicas e vazias de autoridade moral e de sentido", e, em contraste, elogiou o discurso com "profundas verdades" do presidente da Bolívia, Evo Morales.

Na primeira parte do artigo, publicado a segunda, Fidel classificou o discurso de Obama ante a ONU de "longa enrolação para justificar o injustificável".

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCubaEstados Unidos (EUA)ONUPaíses ricosPalestina

Mais de Mundo

Corte Constitucional de Moçambique confirma vitória do partido governista nas eleições

Terremoto de magnitude 6,1 sacode leste de Cuba

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA