Mundo

Ventos e seca atrapalham ação para conter incêndio na Califórnia

Incêndio Thomas viajou 43 quilômetros desde que começou, em 4 de dezembro, e se tornou o quinto maior incêndio florestal da história da Califórnia

Incêndio já queimou mais de 953 quilômetros quadrados dos condados de Ventura e Santa Barbara (Patrick T Fallon/Reuters)

Incêndio já queimou mais de 953 quilômetros quadrados dos condados de Ventura e Santa Barbara (Patrick T Fallon/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 13 de dezembro de 2017 às 12h23.

Carpinteria, Estados Unidos (Reuters) - Rajadas fortes de vento e um clima extremamente seco continuarão a dificultar nesta quarta-feira o trabalho dos bombeiros da Califórnia, que tentam conter um incêndio que já destruiu centenas de casas.

O Incêndio Thomas viajou 43 quilômetros desde que começou, em 4 de dezembro, e se tornou o quinto maior incêndio florestal da história do Estado norte-americano.

Ele queimou mais de 953 quilômetros quadrados dos condados de Ventura e Santa Barbara, uma área maior do que a cidade de Nova York.

Uma pausa nos ventos quentes e secos na terça-feira conteve o ímpeto do fogo e permitiu que os bombeiros evitassem mais danos às moradias.

Mas o clima adverso irá "provocar um crescimento significativo do incêndio (e)... atrapalhar os esforços de controle" nesta quarta-feira, informou o Departamento de Silvicultura e Proteção contra Incêndios da Califórnia (Cal Fire, na sigla em inglês) em um boletim noturno.

O incêndio, que está 25 por cento controlado, continuará a ameaçar as comunidades litorâneas de Santa Barbara, Carpinteria, Summerland e Montecito, já que há previsão de rajadas fortes da região de Santa Ana e uma umidade de menos de 10 por cento até sexta-feira, disseram o Cal Fire e o Serviço Nacional do Clima.

Em Washington, onde membros da Câmara dos Deputados se reuniram com o vice-presidente norte-americano, Mike Pence, para debater a crise, a deputada Julia Brownley disse que todos os recursos foram disponibilizados para combater o fogo, que pode exigir mais uma semana para ser contido. Seu distrito inclui Ventura.

Até agora o Incêndio Thomas destruiu 701 casas e deslocou mais de 94 mil pessoas. Os esforços para combatê-lo já custaram mais de 55 milhões de dólares.

Muitas escolas públicas de Santa Barbara e redes de escolas próximas cancelaram as aulas nesta semana e não reabrirão antes de a pausa anual de inverno ter terminado, em janeiro.

Alguns dos outros incêndios que irromperam na última semana em condados de San Diego e Los Angeles forma controlados em grande parte.

Acompanhe tudo sobre:CalifórniaEstados Unidos (EUA)Incêndios

Mais de Mundo

Papa celebra o Natal e inicia o Jubileu 2025, 'Ano Santo' em Roma

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips