Mundo

Venezuela aprova viagem de Chávez a Cuba

Chávez deverá extrair uma lesão cancerígena de dois centímetros, aparentemente no púbis, onde teve um tumor maligno no ano passado

Chávez não designou o vice-presidente Elias Jaua para ocupar o cargo enquanto ele estiver em Havana (Juan Barreto/AFP)

Chávez não designou o vice-presidente Elias Jaua para ocupar o cargo enquanto ele estiver em Havana (Juan Barreto/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de fevereiro de 2012 às 15h33.

Caracas - A Assembleia Nacional da Venezuela aprovou nesta quinta-feira a viagem do presidente Hugo Chávez a Cuba, onde o mandatário disse que será submetido a uma cirurgia necessária e inadiável. Chávez deverá extrair uma lesão cancerígena de dois centímetros, aparentemente no púbis, onde teve um tumor maligno no ano passado. Os deputados do governo e da oposição aprovaram a viagem e Chávez não designou o vice-presidente Elias Jaua para ocupar o cargo enquanto ele estiver em Havana.

Embora os governistas contem com a maioria na Assembleia de 165 deputados, o bloco opositor também aprovou a viagem por motivos humanitários. O porta-voz do bloco opositor, deputado Alfonso Marquina, disse que seus colegas aprovavam a viagem porque desejam a pronta recuperação do chefe de Estado.

Ainda não está claro se Chávez, após a cirurgia, repousará na Embaixada da Venezuela em Havana. Em sua carta dirigida à Assembleia, o mandatário de 57 anos pediu para se ausentar por cinco dias a partir de 24 de fevereiro para ser submetido a uma cirurgia "necessária e impostergável".

As informações são da Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCubaHugo ChávezPolíticosVenezuela

Mais de Mundo

Trump escolhe Howard Lutnick como secretário de Comércio

Ocidente busca escalada, diz Lavrov após 1º ataque com mísseis dos EUA na Rússia

Biden se reúne com Lula e promete financiar expansão de fibra óptica no Brasil

Xi Jinping defende ações da china para desenvolvimento sustentável no G20