Vazamentos de Snowden são os mais importantes na história

Declaração foi feita por ex-subdiretor da CIA que disse ainda que as revelações de Snowden ajudaram adversários dos EUA e prejudicaram a busca por terroristas

Os vazamentos de informação confidencial por parte do ex-consultor da NSA Edward Snowden são os mais importantes da história dos Estados Unidos, disse na sexta-feira Michael Morrell, ex-subdiretor da CIA.

Morrell afirmou em uma entrevista ao canal CBS que as revelações de Snowden ajudam os adversários dos Estados Unidos e prejudicam os esforços para encontrar pistas de ameaças terroristas.

"O que Edward Snowden fez colocou os americanos sob um grave risco porque os terroristas aprendem com os vazamentos e agora serão mais cuidadosos, e nós não conseguiremos a inteligência que de outra forma teríamos obtido", disse Morrell, que recentemente deixou a CIA após 33 anos de serviço.

O ex-consultor terceirizado, que recebeu asilo temporário na Rússia, afirma ter revelado informações confidenciais por estar preocupado com a espionagem da Agência Nacional de Segurança aos cidadãos, mas Morrell o chamou de traidor da pátria.

"Acredito que este é o vazamento mais importante de informação confidencial, que comprometeu mais seriamente, na história da comunidade de inteligência americana", disse Morrell.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.