Mundo

Vazamento de petróleo no Golfo foi interrompido

Operação de selar poço de petróleo a profundidades parecidas - 1.500 metros abaixo do nível do mar - nunca foi realizada antes

Área do vazamento de petróleo no Golfo do México (.)

Área do vazamento de petróleo no Golfo do México (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h37.

Washington - O comandante da Guarda Litorânea dos Estados Unidos, Thad Allen, disse hoje que a operação de selamento do poço da British Petroleum está funcionando e, por enquanto, o vazamento de petróleo foi refreado.

Em declarações à emissora de rádio "WWL", Allen explicou que, pela primeira vez desde que a plataforma petrolífera da BP afundou no Golfo do México no dia 22 de abril, o óleo não está sendo lançado no mar.

A BP começou quarta-feira o procedimento para tentar fechar o vazamento injetando lodo e cimento, uma operação que nunca foi realizada a essa profundidade antes - o poço está 1,5 mil metros abaixo do nível do mar.

O procedimento, conhecido como "top kill" foi autorizado pela Guarda Litorânea ontem mesmo. A BP advertiu que demorará alguns dias em determinar se a operação finalmente irá funcionar.

No entanto, o comandante da Guarda Litorânea já anunciou que o vazamento foi refreado. A dúvida é se o lodo e o cimento injetado serão capazes de conter a saída de petróleo e gás natural.

Se for assim, explicou à emissora, o poço poderia ser selado.

"O objetivo é injetar lodo suficiente no poço para frear a pressão de saída dos hidrocarbonetos, para então poder selar o poço com cimento", disse.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEnergiaMéxicoPetróleoPoluição

Mais de Mundo

Talibã proíbe livros 'não islâmicos' em bibliotecas e livrarias do Afeganistão

China e Brasil fortalecem parceria estratégica e destacam compromisso com futuro compartilhado

Matt Gaetz desiste de indicação para ser secretário de Justiça de Donald Trump

Putin confirma ataque à Ucrânia com míssil hipersônico