Mundo

Vazamento em plataforma da Shell é o maior em 10 anos

Se a estimativa da companhia estiver correta, este é o pior vazamento de petróleo no país desde 2000

Em 2010, a explosão de dois oleodutos no nordeste da China provocou o vazamento de 1.500 toneladas de petróleo no mar (Liu Jin/AFP)

Em 2010, a explosão de dois oleodutos no nordeste da China provocou o vazamento de 1.500 toneladas de petróleo no mar (Liu Jin/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de agosto de 2011 às 17h58.

Londres - A petroleira anglo-holandesa Royal Dutch Shell informou hoje que cerca de 216 toneladas de petróleo vazaram no Mar do Norte, no Reino Unido, desde quarta-feira passada. Se a estimativa da companhia estiver correta, este é o pior vazamento de petróleo no país desde 2000, quando vazaram 524 toneladas, segundo dados do governo.

A Shell está trabalhando para conter o vazamento em um oleoduto submarino na plataforma Gannet Alpha. A petroleira disse que o vazamento está "sob controle" e que o poço que alimenta o oleoduto está fechado desde quarta-feira. "Não é fácil quantificar o volume total que vazou, mas nós estimamos que até agora tenham vazado cerca de 216 toneladas (1,3 mil barris)", disse Glen Cayley, diretor técnico das atividades de exploração e produção da Shell na Europa.

O Departamento de Energia e Mudança Climática do Reino Unido disse que apesar do vazamento ser pequeno quando comparado ao acidente da BP no Golfo do México no ano passado, ele é "substancial" no contexto da plataforma continental britânica.

A Shell disse que atualmente o nível de vazamento é de cinco barris por dia. A companhia acredita que o petróleo não chegará à costa britânica. Segundo Cayley, ondas e ventos fortes durante o fim de semana provocaram uma redução "substancial" da mancha de óleo visível.

A plataforma afetada registrou dez vazamentos entre 2009 e 2010, segundo incidentes declarados voluntariamente. Apenas um dos casos foi classificado como "substancial", sendo que todos os outros foram descritos como "pequenos". A Gannet Alpha está localizada 180 quilômetros a leste de Aberdeen, na Escócia. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEnergiaIndústriaIndústria do petróleoIndústrias em geralPetróleoShell

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia