Vaticano envia pêsames à Venezuela através de cardeal

Como não há papa, o cardeal venezuelano ficou responsável por enviar as condolências

Cidade do Vaticano - O Vaticano, que se encontra sem Papa, enviou seus pêsames à Venezuela pela morte do presidente Hugo Chávez através do cardeal venezuelano Jorge Urosa Savino, indicou nesta quarta-feira o porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi.

"Sei que o cardeal Jorge Urosa Savino, que se encontra aqui em Roma, já manifestou sua participação e pêsames e pediu a unidade desta nação", disse Lombardi.

"De outras entidades da Santa Sé não tenho informações de que tenha sido enviada uma mensagem. Não há Papa, como se sabe", explicou.

"Nesta circunstância particular é natural que o cardeal venezuelano seja a pessoa que comunique os pêsames", acrescentou.

"Sem pontífice, as decisões de maior ou menor importância são tomadas pelo Colégio Cardinalício, que pode decidir enviar sucessivamente uma mensagem para a Venezuela", explicou.

O cardeal venezuelano celebrará uma missa solene em homenagem ao presidente Chávez em Roma devido ao fato de estar no Vaticano participando das reuniões preparatórias para o conclave que deverá eleger o sucessor de Bento XVI.

Chávez, que sempre manteve relações tensas com a Igreja católica venezuelana, faleceu na terça-feira aos 58 anos no hospital militar de Caracas, depois de ter sido diagnosticado com um câncer em 2011.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.