Mundo

Vaticano e Itália assinam acordo de colaboração fiscal

Convenção foi assinada pelo arcebispo Paul Richard Gallagher, secretário para as relações com Estados, e pelo ministro da Economia italiano, Pier Carlo Padoan


	Vista aérea do Vaticano: convenção foi assinada pelo arcebispo Paul Richard Gallagher, secretário para as relações com os Estados, e pelo ministro da Economia italiano, Pier Carlo Padoan
 (©afp.com / Massimo Sestini)

Vista aérea do Vaticano: convenção foi assinada pelo arcebispo Paul Richard Gallagher, secretário para as relações com os Estados, e pelo ministro da Economia italiano, Pier Carlo Padoan (©afp.com / Massimo Sestini)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de abril de 2015 às 09h47.

O Vaticano e a Itália assinaram nesta quarta-feira o primeiro acordo de colaboração para lutar contra a fraude fiscal, que pretende taxar os lucros financeiros das entidades que depositaram fundos no Banco do Vaticano, anunciou a Santa Sé.

A convenção foi assinada pelo arcebispo Paul Richard Gallagher, secretário para as relações com os Estados, e pelo ministro da Economia italiano, Pier Carlo Padoan.

No mês passado, em uma entrevista à revista L'Espresso, o primeiro-ministro Matteo Renzi indicou que a Itália espera "recuperar um pouco de dinheiro do Vaticano" negociando com o Estado um acordo baseado nos assinados recentemente com Suíça, Mônaco e Liechtenstein para combater a evasão fiscal.

Os critérios que inspiraram o acordo são "a transparência e uma colaboração com o Estado italiano", afirmou o porta-voz adjunto do Vaticano, Ciro Benedettini.

O porta-voz destacou que a principal novidade do acordo é que os lucros financeiros das entidades que depositaram fundos no banco do Vaticano, o IOR, serão taxados a partir de 2014.

Acompanhe tudo sobre:EuropaFraudesItáliaPaíses ricosPiigsVaticano

Mais de Mundo

Exército sudanês recupera cidade-chave controlada por paramilitares

Extrema direita alemã expõe seus planos radicais às vésperas das eleições

Procurador responsável por investigações contra Trump renuncia

México vai enviar reforços aos EUA para combate incêndios em Los Angeles