Mundo

Valcke revela duas opções de data para a Copa de 2022

O Catar, responsável pela organização do torneio, admitiu que uma mudança para o período do inverno do país é o "ideal" para o Oriente Médio


	Jérôme Valcke: secretário-geral da Fifa tratou de diminuir opções sobre quando jogar a Copa
 (Arnd Wiegmann/Reuters)

Jérôme Valcke: secretário-geral da Fifa tratou de diminuir opções sobre quando jogar a Copa (Arnd Wiegmann/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de novembro de 2014 às 15h27.

Zurique - A definição sobre a data de realização da Copa do Mundo de 2022 ficou mais próxima nesta segunda-feira, quando a Fifa apontou duas opções de calendário, enquanto o Catar, responsável pela organização do torneio, admitiu que uma mudança para o período do inverno do país é o "ideal" para o Oriente Médio.

Depois de uma reunião nesta segunda-feira sobre cinco propostas sobre quando jogar o torneio, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, tratou de diminuir as opções.

"Estamos chegando mais perto de reduzir as datas para a Copa do Mundo para duas opções - janeiro e fevereiro 2022 ou novembro e dezembro de 2022", disse Valcke, em um comunicado divulgado pela Fifa.

O presidente do Comitê Organizador da Copa do Mundo do Catar, Hassan Al Thawadi, disse pela primeira vez que a realização do torneio no calor escaldante de junho e julho, como originalmente programado, pode não ser a melhor solução.

"(Al Thawadi) Salientou que, para o Oriente Médio, a situação ideal e com todas as circunstâncias que uma Copa do Mundo inclui pode ser realizá-la no inverno", afirma o comunicado da Fifa.

Ainda assim, a Fifa observou que o Catar "permanece totalmente empenhado em oferecer o que foi prometido em sua candidatura", incluindo as tecnologia que diminua as temperaturas nos estádios para combater o calor escaldante, com mais de 40ºC, que são atingidas no verão do país.

A opção janeiro-fevereiro parece ser a mais favorável para as confederações nacionais, pois muitos países estão em pausa de meio de temporada ou mesmo no período que antecede o início da temporada.

A Ásia e a África, inclusive, utilizam esse período para disputar seus torneios continentais de seleções.

O problema é que o presidente da Fifa, Joseph Blatter, assegurou ao presidente do COI, Thomas Bach, que a Copa do Mundo não vai colidir com a Olimpíada de Inverno de 2022.

O comitê avalia as candidatas nesse momento, sob a expectativa de realizá-la em fevereiro de 2022.

A Associação de Clubes Europeus sugeriu que a Copa do Mundo seja disputada entre 28 abril e 29 maio. Essa opção, porém, foi rejeitada por Valcke.

Além disso, o sindicato dos jogadores se opõe a esse plano de disputa do torneio na primavera do Catar por causa do calor.

A Fifa disse que a comissão se reunirá no início do próximo ano, provavelmente em fevereiro, para avaliar os relatórios de Valcke e do presidente Confederação Asiática de Futebol, o xeque Salman Bin Ebrahim Al Khalifa do Bahrein, das propostas feitas na reunião desta segunda-feira.

"Estamos satisfeitos com o nível de detalhes fornecidos pelos participantes e com as discussões produtivas que aconteceram hoje", disse o xeque Salman.

O Comitê Executivo da Fifa deverá decidir sobre as datas da Copa do Mundo de 2022 em março.

Acompanhe tudo sobre:EsportesEventosFifaFutebol

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua