Mundo

União e Petrobras ficarão com 85% da renda de Libra

Para EPE, os números são incontestáveis e compravam o sucesso do certame e do novo modelo de partilha de produção

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de outubro de 2013 às 10h31.

Rio de Janeiro - A União e a Petrobras ficarão com 85 por cento da renda do campo de Libra, no pré-sal da Bacia de Santos, estimou nesta terça-feira o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim.

A estatal brasileira venceu o leilão pelo direito de exploração da área de Libra --maior reserva de petróleo já descoberta no Brasil-- em parceria com a anglo-holandesa Shell, a francesa Total e as estatais chinesas CNPC e CNOOC.

O consórcio foi o único a apresentar proposta no evento realizado na segunda-feira, com uma oferta mínima de óleo lucro de 41,65 por cento --parcela de petróleo destinada à União após serem descontados todos os custos de produção.

Tolmasquim disse que a União vai arrecadar 15 bilhões de reais com bônus de assinatura, 270 bilhões em royalties, 736 bilhões de reais em óleo lucro e mais 34 por cento de imposto sobre a renda das empresas do consórcio.

Para ele, os números são incontestáveis e compravam o sucesso do certame e do novo modelo de partilha de produção.

"A renda que fica com o Estado brasileiro e suas empresas equivale a 85 da renda obtida de Libra. É difícil dizer que isso é um mal negócio", disse ele durante o Congresso Brasileiro de Energia, no Rio de Janeiro.

Acompanhe tudo sobre:Campo de LibraCapitalização da PetrobrasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasGás e combustíveisIndústria do petróleoPetrobrasPetróleoPré-sal

Mais de Mundo

Maduro convoca apoiadores para mobilização de votos de última hora

Venezuelanos protestam em Miami por não poderem votar nas eleições de seu país

Governo de Bangladesh restaura internet após protestos

Israel promete ‘revanche’ contra Hezbollah após foguete matar 12 em campo de futebol

Mais na Exame