Mundo

Uma boa “reflexão” sobre o assédio em espaços públicos

Filme indiano que chama atenção para o problema de forma simples e inteligente tem mais de 2 milhões de views em apenas duas semanas

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de janeiro de 2014 às 19h15.

Em 2013, a gente mostrou pelo B9 algumas campanhas bem interessantes, focadas no assédio contra a mulher em espaços públicos – que em alguns casos podem, inclusive, evoluir para a violência escancarada.

Em meados de dezembro, a Whistling Woods International chamou atenção para o problema, mais uma vez, com o filme Dekh Le, com criação e produção da da Postman Piktures, de Bombaim.

A ideia era relembrar o primeiro aniversário do crime cometido contra Nirbhaya, estudante estuprada e morta por cinco homens em um ônibus na Índia e lembrar que todos devem pensar, refletir e agir.

Dekh Le é um daqueles filmes simples, mas que conquistam a nossa atenção pelos detalhes, provocando e depois quebrando nossos pré-conceitos. Isso acontece, por exemplo, quando as primeiras mulheres que aparecem sendo assediadas estão com roupas mais curtas ou decotadas – para, em seguida, vermos uma mulher toda coberta também enfrentando o problema.

A maneira encontrada para que os homens pudessem também refletir sobre o assunto é genial, pois muitos deles fazem isso de maneira inconsciente e não percebem como são vistos pelas mulheres. E o resultado incomoda, é claro.

Em duas semanas, o filme ultrapassou os 2 milhões de views no YouTube. Vale o play e a reflexão.

//www.youtube.com/embed/SDYFqQZEdRA?feature=player_embedded

Acompanhe tudo sobre:DireitosEstuproMulheres

Mais de Mundo

As vitórias e derrotas de Musk desde a eleição de Donald Trump

Avião da Embraer foi derrubado por sistema de defesa aérea russo, diz agência

FAB deve auxiliar autoridades do Cazaquistão sobre queda de avião fabricado pela Embraer

Trump anuncia embaixador no Panamá e insiste que EUA estão sendo 'roubados' no canal