Mundo

UE quer dificultar vistos para norte-americanos

Caso aprovado, cidadãos de EUA, Canadá e Brunei podem em poucos meses perder a entrada automática para o bloco


	Visto: caso aprovado, cidadãos de EUA, Canadá e Brunei podem em poucos meses perder a entrada automática para o bloco
 (Thinckstock)

Visto: caso aprovado, cidadãos de EUA, Canadá e Brunei podem em poucos meses perder a entrada automática para o bloco (Thinckstock)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de abril de 2016 às 17h39.

Bruxelas - A Comissão Europeia pediu que os governos e legisladores da União Europeia declarem até 12 de julho que ação o bloco deve assumir devido à não-reciprocidade de vistos para cidadãos da União Europeia nos Estados Unidos, Canadá e Brunei.

As regras da UE dão à comissão o poder de suspender o programa de isenção de visto do bloco para outros países se eles não ofereceram isenção recíproca de visto a todos os cidadãos do bloco.

Caso aprovado, cidadãos de EUA, Canadá e Brunei podem em poucos meses perder a entrada automática para o bloco.

O assunto foi discutido terça-feira pelo Colégio de Comissários, políticos que dirigem o braço executivo da UE.

Sob as regras da UE, a Comissão necessita lançar um procedimento legal para suspender os programas de isenção de visto para outros países.

Uma vez que for iniciado, o Parlamento e os Estados-membros têm quatro meses para levantar objeções. Eles podem solicitar um atraso de dois meses adicionais após esse período antes que a suspensão de isenção de visto entre em vigor.

No entanto, um funcionário da UE disse que a comissão não tinha dado início ao processo legal e que não há data acordada para essa deliberação.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)EuropaCanadáUnião EuropeiaVisto EUA

Mais de Mundo

Emirados Árabes e países do Golfo sofrem novos ataques de mísseis do Irã

Guerra no Irã: pedido de desculpas, ataques de drone e pressão de Trump marcam oitavo dia

Trump reúne presidentes da América Latina nos EUA em meio a disputa com a China

Irã vai jogar a Copa? Milhares de iranianos em Los Angeles querem saber