Mundo

UE deve submeter alimentos vindos do Japão a controle

Autoridades recomendaram aos países do bloco que verifiquem se alimentos estão contaminados com radioatividade

Explosão na central nuclear de Fukushima: UE teme contaminação nos alimentos (AFP/Reprodução de TV)

Explosão na central nuclear de Fukushima: UE teme contaminação nos alimentos (AFP/Reprodução de TV)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de março de 2011 às 20h26.

Bruxelas - A Comissão Europeia (órgão executivo da União Europeia) recomendou aos países da UE que submetam os alimentos importados do Japão a controles para verificar se têm radioatividade, declarou nesta quarta-feira à Agência Efe o porta-voz de Saúde, Frédéric Vincent.

A comissão recomendou aos países que realizem testes alimentos que chegaram à UE a partir de 15 de março, para vigiar se estão contaminados por radioatividade.

Este alerta foi enviado através do Sistema de Alarme Rápido da UE, pelo qual a comissão transmite aos membros do bloco recomendações para evitar possíveis riscos alimentícios para a saúde humana e animal, disse o porta-voz.

A Comissão Europeia reage desta forma diante da ameaça radioativa da usina nuclear de Fukushima, afetada pelo tsunami da última sexta-feira no Japão.

O porta-voz ressaltou, no entanto, que o fluxo de exportações de alimentos japoneses com destino à UE é muito pequeno.

Vincent pediu que, caso qualquer membro da UE detecte um possível risco de radioatividade, deverá notificar ao Sistema de Alarme Rápido ou a outro sistema de vigilância administrado pela direção de energia da Comissão Europeia.

Acompanhe tudo sobre:TrigoPaíses ricosÁsiaEuropaAlimentosJapãoUnião Europeiaacidentes-nucleares

Mais de Mundo

Vendas no varejo chinês atingem RMB 50,1 trilhões em 2025

Receita da indústria digital da China deve atingir RMB 38 trilhões em 2025

Trump diz que chegou a 'acordo' com a Otan sobre a Groenlândia e recua em tarifas à Europa

Arábia Saudita e outros países árabes aceitam entrar para Conselho de Paz para Gaza