Mundo

UE avançará no endurecimento da disciplina orçamentária

Representantes dos Governos e instituições da União Europeia (UE) se reúnem hoje em Bruxelas

Euro: grupo especial liderado pelo presidente do Conselho avançará na redação de um relatório de propostas sobre a disciplina orçamentária  (.)

Euro: grupo especial liderado pelo presidente do Conselho avançará na redação de um relatório de propostas sobre a disciplina orçamentária (.)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de setembro de 2010 às 07h17.

Bruxelas - Representantes dos Governos e instituições da União Europeia (UE) se reúnem hoje em Bruxelas para continuar planejando a reforma destinada a endurecer a disciplina orçamentária comum.

O grupo especial liderado pelo presidente do Conselho, Herman Van Rompuy, e integrado pelos ministros de Finanças, avançará na redação de um relatório de propostas sobre este assunto, que foi encarregado pelos líderes europeus após a eclosão da crise de dívida na Grécia e que deverá ser apresentado na cúpula de outubro.

Nas reuniões periódicas que realizaram desde a primavera passada (hemisfério norte), os integrantes do grupo especial já se puseram de acordo sobre a necessidade de fortalecer o Pacto de Estabilidade e Crescimento, que estabelece em 3% do PIB o teto de déficit no qual os Governos podem incorrer.

Embora falte concretizar a maneira em que isto vai ser feito, já enunciaram possibilidades diferentes como a suspensão das ajudas comunitárias aos países infratores ou que a dívida pública seja um fator vinculativo na hora de sancionar os países (até agora só é levado em conta o déficit).

Neste sentido, a Comissão Européia (órgão executivo da União Européia) publicou suas próprias iniciativas sobre este tema, que detalham e ampliam o debatido no grupo de trabalho.

Além disso, tanto a Comissão como o grupo especial (no qual também está representado o Executivo do bloco) querem ampliar a vigilância européia além da disciplina orçamentária para lutar contra os desequilíbrios macroeconômicos na região.

Propõem iniciar um sistema de alarmes e advertências contra os Estados-membros que evitarem cumprir seus compromissos neste sentido, embora este seja o assunto que, por enquanto, precisa de mais definição. EFE

Leia mais sobre Euro

Siga as notícias de Economia do site EXAME no Twitter

Acompanhe tudo sobre:EuropaCâmbioMoedasEuro

Mais de Mundo

Trump condiciona reconstrução de Gaza a desarmamento "total e imediato" do Hamas

Netanyahu exige desmonte da capacidade nuclear do Irã em nova rodada de negociações

"Preocupante", diz Rubio sobre relatório que aponta toxina de rã na morte de Navalny

Trump anuncia mais de US$ 5 bilhões do Conselho de Paz para reconstrução de Gaza