Mundo

UE afirma comprometimento com luta contra o Estado Islâmico

Estado Islâmico, que reivindicou em 19 de agosto a execução do jornalista americano James Foley, cumpriu suas ameaças de assassinar Steven Sotloff

O presidente da França, François Hollande: ele mencionou a possibilidade de uma resposta militar à ameaça representada pelo EI (Etienne Laurent/AFP)

O presidente da França, François Hollande: ele mencionou a possibilidade de uma resposta militar à ameaça representada pelo EI (Etienne Laurent/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2014 às 15h09.

Bruxelas - A União Europeia afirmou nesta quarta-feira que está mais comprometida do que nunca a apoiar os esforços internacionais de luta contra o Estado Islâmico, depois da decapitação de um segundo jornalista americano.

"O assassinato vil do jornalista americano Steven Sotloff é uma nova demonstração do Estado Islâmico para continuar e estender sua estratégia de terror", declarou em um comunicado o serviço diplomático da UE.

O EI, que reivindicou em 19 de agosto a execução do jornalista americano James Foley, cumpriu suas ameaças de assassinar Sotloff, alegando o apoio das forças americanas às forças iraquianas e curdas que infligiram derrotas aos jihadistas nos últimos dias.

Por sua vez, o presidente francês, François Hollande, mencionou nesta quarta-feira a possibilidade de uma resposta militar à ameaça representada pelo EI, que ocupa extensas áreas na Síria e no Iraque.

Hollande "ressaltou a importância de uma resposta política, humanitária e, se necessário, militar, em conformidade com o direito internacional" para lutar contra o EI, declarou a presidência resumindo em um comunicado uma reunião restrita da Defesa.

"A França espera continuar uma cooperação estreita com seus parceiros para que esta resposta seja coordenada em todos os âmbitos e esteja à altura da ameaça global" representada pelo grupo, acrescenta o texto.

Acompanhe tudo sobre:Estado IslâmicoEuropaIraqueIslamismoSíriaUnião Europeia

Mais de Mundo

Corte Constitucional de Moçambique confirma vitória do partido governista nas eleições

Terremoto de magnitude 6,1 sacode leste de Cuba

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA