UE abre negociações para adesão da Islândia
Bruxelas - A União Europeia (UE) decidiu nesta segunda-feira abrir negociações para a adesão da Islândia ao bloco, apesar de vários Estados membros duvidarem da vontade real de integração desse país, cujo sistema financeiro desmoronou com a recente crise econômica. A Islândia apresentou sua candidatura para a entrada na UE em julho de 2009, em […]
Da Redação
Publicado em 26 de julho de 2010 às 14h29.
Bruxelas - A União Europeia (UE) decidiu nesta segunda-feira abrir negociações para a adesão da Islândia ao bloco, apesar de vários Estados membros duvidarem da vontade real de integração desse país, cujo sistema financeiro desmoronou com a recente crise econômica.
A Islândia apresentou sua candidatura para a entrada na UE em julho de 2009, em meio a uma crise que levou a opinião pública a ver com bons olhos a possibilidade de proteger-se sob o guarda-chuvas de Bruxelas e do euro. Mas desde então, boa parte do entusiasmo esfriou.
Para entrar na Europa, "é preciso ter vontade e, pelas pesquisas, tenho a imprenssão de que os islandeses não são muito favoráveis", declarou nesta segunda-feira o secretário de Estado para Assuntos Europeus, Pierre Lellouche.
Este ceticismo é compartilhado por vários governos europeus.
As negociações de adesão constam de 35 capítulos e se anunciam difíceis sobre a pesca e a agricultura. A Islândia quer proteger suas zonas de pescas de bacalau e manter a caça de baleias, uma prática proibida pela UE.