Mundo

Turquia vacinou mais de 1 milhão com Coronavac na primeira semana

O programa nacional turco foi lançado na quinta-feira da semana passada com prioridade para profissionais de saúde e idosos

Turquia: O país registrou mais de 2,3 milhões de infecções desde março (ADEM ALTAN/AFP/Getty Images)

Turquia: O país registrou mais de 2,3 milhões de infecções desde março (ADEM ALTAN/AFP/Getty Images)

AM

André Martins

Publicado em 20 de janeiro de 2021 às 10h38.

Última atualização em 21 de janeiro de 2021 às 03h47.

 A Turquia vacinou mais de 1 milhão de pessoas contra a covid-19 na primeira semana de campanha nacional de imunização contra a doença usando a vacina Coronavac, do laboratório chinês Sinovac Biotech, mostraram dados do Ministério da Saúde do país nesta quarta-feira.

O programa nacional turco foi lançado na quinta-feira da semana passada com prioridade para profissionais de saúde e idosos. Mais de 600 mil pessoas foram vacinadas nos dois primeiros dias, mas o ritmo diminuiu depois disso para cerca de 100 mil pessoas vacinadas diariamente.

A Turquia registrou mais de 2,3 milhões de infecções desde março e ainda relata cerca de 10.000 novos casos e 170 mortes por dia, após um mês de lockdown nos finais de semana e toques de recolher noturnos.

O país encomendou 50 milhões de doses da CoronaVac e recebeu 3 milhões. O país está em negociações para ter a vacina russa Sputnik V e a desenvolvida pela Pfizer e BioNTech, além de trabalhar para desenvolver uma no mercado interno.

A vacina da Sinovac passou por estudos na Turquia, Brasil e Indonésia. O Butantan anunciou que a eficácia geral da Coronavac é de 50,4%.

Pesquisadores na Turquia e na Indonésia anunciaram taxas de eficácia mais altas — 91% e 65%, respectivamente — mas esses estudos foram pequenos demais para ser conclusivos.

Acompanhe tudo sobre:Sinovac/CoronavacTurquiavacina contra coronavírusVacinas

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua