Mundo

Turquia diz que controlará território na Síria após retirada de curdos

De acordo com o porta-voz da Turquia, os Estados Unidos aceitaram a criação da "zona segura" em área controlada por milícias curdas

Turquia: após acordo com os EUA, cessar-fogo na Síria será de cinco dias (Khalil Ashawi/Reuters)

Turquia: após acordo com os EUA, cessar-fogo na Síria será de cinco dias (Khalil Ashawi/Reuters)

E

EFE

Publicado em 17 de outubro de 2019 às 17h14.

Ancara — O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlüt Çavusoglu, afirmou nesta quinta-feira que o acordo alcançado com os Estados Unidos para um cessar-fogo na ofensiva militar que realiza no norte da Síria inclui não só a retirada das milícias curdas de uma faixa territorial de 32 quilômetros, como o controle das tropas turcas sobre esta região.

"Os Estados Unidos aceitaram a 'zona de segurança' e há pleno acordo de que o controle dessa área será exercido pelas forças armadas turcas", disse Çavusoglu em entrevista coletiva em Ancara, pouco depois de o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, anunciar um acordo para o fim das hostilidades no nordeste da Síria.

O acordo alcançado com a mediação de Washington foi selado na capital turca em reunião entre o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e uma delegação americana liderada por Pence e o secretário de Estado, Mike Pompeo.

Em entrevista coletiva que Pence e Pompeo concederam pouco antes, também em Ancara, não foi mencionado quem teria o controle efetivo sobre a região fronteiriça.

Acompanhe tudo sobre:SíriaTayyip ErdoganTurquiaGuerra na Síria

Mais de Mundo

Trump diz estar confiante em vitória nas eleições diante da queda do desemprego nos EUA

Trump afirma que tem 'plano B' caso tarifas sejam bloqueadas pela Suprema Corte

Índia, Mercosul e mais: 6 planos da Europa para depender menos dos EUA

Queda de aprovação e risco de shutdown: como crise do ICE afeta Trump