Mundo

Turquia começa vacinar profissionais de saúde com a Coronavac

A Turquia registrou mais de 2,3 milhões de infecções desde março e ainda relata cerca de 10.000 novos casos e 170 mortes por dia

Turquia: o país encomendou 50 milhões de doses da CoronaVac e recebeu 3 milhões (Murad Sezer/Reuters)

Turquia: o país encomendou 50 milhões de doses da CoronaVac e recebeu 3 milhões (Murad Sezer/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 14 de janeiro de 2021 às 13h18.

Última atualização em 14 de janeiro de 2021 às 15h15.

A Turquia começou a administrar a vacina contra covid-19 desenvolvida pela chinesa Sinovac, a Coronavac, em profissionais de saúde nesta quinta-feira, ao lançar um programa nacional de vacinação contra a doença que já matou mais de 23.000 pessoas no país.

A Turquia registrou mais de 2,3 milhões de infecções desde março e ainda relata cerca de 10.000 novos casos e 170 mortes por dia, após um mês de lockdown nos finais de semana e toques de recolher noturnos.

Em um hospital de pesquisa em Istambul, 30 clínicas foram instaladas para administrar a vacina. Os profissionais de saúde, que marcam consultas online, receberam uma primeira dose e foram monitorados por um curto período antes de sair. Uma segunda dose será aplicada 28 dias depois.

O cirurgião-geral Nurettin Yiyit disse que o hospital pode vacinar cerca de 1.800 pessoas por dia e que seus 3.500 funcionários, incluindo enfermeiros e zeladores, podem ser vacinados em dois dias.

"Passamos cerca de 10 meses de macacão branco, apoiando as pessoas que lutam pela vida. Os profissionais de saúde sabem muito bem que esta situação não pode ser levada de forma suave e que a vacina é necessária", afirmou Yiyit.

Os profissionais de saúde serão vacinados em alguns dias e o processo passará para o próximo grupo, que inclui os maiores de 65 anos.

A Turquia encomendou 50 milhões de doses da CoronaVac e recebeu 3 milhões. O país está em negociações para ter a vacina russa Sputnik V e a desenvolvida pela Pfizer e BioNTech, além de trabalhar para desenvolver uma no mercado interno.

 

 

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusSinovac/CoronavacTurquiavacina contra coronavírusVacinas

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua