Mundo

Turquia chama Israel de "Estado terrorista"

"Aqueles que associam os muçulmanos ao terror deixam de enxergar quando os muçulmanos são massacrados em massa", disse o primeiro-ministro da Turquia, Recep Erdogan


	O governo de Israel afirma que sua ofensiva contra Gaza tem como objetivo impedir que militantes palestinos radicados no território disparem foguetes contra o sul israelense
 (Mohammed Salem/Reuters)

O governo de Israel afirma que sua ofensiva contra Gaza tem como objetivo impedir que militantes palestinos radicados no território disparem foguetes contra o sul israelense (Mohammed Salem/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de novembro de 2012 às 13h40.

Faixa de Gaza - O primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, chamou Israel de "Estado terrorista" por sua atual ofensiva contra a sitiada Faixa de Gaza, hoje em seu sexto dia.

Falando em Istambul após voltar de Cairo, onde participou de conversas com o presidente do Egito, Mohammed Morsi, Erdogan também criticou os países ocidentais por não serem capazes de agir para dar fim à guerra na Síria.

"Aqueles que associam os muçulmanos ao terror deixam de enxergar quando os muçulmanos são massacrados em massa", disse Erdogan.

"Aqueles que deixam de ver a discriminação contra muçulmanos em seus próprios países também ignoram o massacre de crianças inocentes em Gaza. É por isso que eu digo que Israel é um Estado terrorista."

Os comentários de Erdogan foram feitos um dia depois de congressistas dos Estados Unidos terem conclamado os governos de Turquia e Egito a ajudarem a mediar o conflito no Oriente Médio.

O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Ahmet Davutoglu, deve compor a delegação da Liga Árabe convocada para viajar a Gaza e tentar negociar um cessar-fogo.


O governo de Israel afirma que sua ofensiva contra Gaza tem como objetivo impedir que militantes palestinos radicados no território disparem foguetes contra o sul israelense.

Desde o início da nova escalada de violência, mais de 90 palestinos morreram em bombardeios contra Gaza e três israelenses morreram em disparos de foguetes procedentes de Gaza.

As relações entre Israel e Turquia esfriaram a partir de 2010, quando militares israelenses interceptaram uma embarcação civil estrangeira que tentava furar o bloqueio naval a Gaza e levar ajuda. Nove cidadãos turcos morreram no ataque. As informações são da Dow Jones e da Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaIsraelPalestinaTurquia

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia