Mundo

Turquia afirma que nova Constituição manterá laicidade

O presidente do Parlamento, disse que o país "deveria ter um Constituição religiosa", o que provocou um alerta sobre uma intenção de islamizar o país laico


	Turquia: o presidente do Parlamento, disse que o país "deveria ter um Constituição religiosa", o que provocou um alerta sobre uma intenção de islamizar o país laico
 (Murad Sezer / Reuters)

Turquia: o presidente do Parlamento, disse que o país "deveria ter um Constituição religiosa", o que provocou um alerta sobre uma intenção de islamizar o país laico (Murad Sezer / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de abril de 2016 às 09h53.

O projeto de Constituição que está sendo elaborado pelo partido conservador-islâmico que governa a Turquia manterá o princípio de laicidade, afirmou o primeiro-ministro Ahmet Davutoglu após a controvérsia provocada pelo presidente do Parlamento, que afirmou algo diferente.

"Na nova Constituição que estamos preparando, vai figurar o princípio de laicidade para garantir a liberdade de culto dos cidadãos e para assegurar que o Estado mantenha uma distância igual para todas as confissões", afirmou Davutoglu durante um discurso público em Ancara.

O premier disse que o caráter laico e democrático da Turquia "não será questionado" enquanto o Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), no poder desde 2002, governar o país.

O presidente do Parlamento, Ismail Kahraman, disse na segunda-feira que o país "deveria ter um Constituição religiosa", o que provocou um sinal de alerta sobre uma eventual intenção do AKP de islamizar o país, tradicionalmente laico.

As declarações de Kahrman provocaram protestos nas principais cidades da Turquia na terça-feira. A polícia usou gás lacrimogêneo e balas de borracha para dispersar os manifestantes em Ancara e Istambul.

Os comentários do presidente do Parlamento também provocaram uma reação dos partidos da oposição, que pediram a Kahraman que explicasse se havia expressado uma opinião pessoal ou a de seu partido.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaReligiãoTurquiaIslamismoEstado

Mais de Mundo

Netanyahu diz que segunda fase de cessar-fogo em Gaza começará em breve

Benim frustra golpe de Estado após militares anunciarem queda do presidente

Eleições em Honduras seguem indefinidas com liderança de candidato apoiado por Trump

Kremlin vê alinhamento na política externa de Donald Trump