Mundo

Turquia afirma que EI planejava atentados na Alemanha

A polícia investigou que uma equipe de quatro jihadistas entrou de forma clandestina na Turquia, procedente da Síria, para preparar os ataques


	Ameaça terrorista: as autoridades, segundo esse jornal, disseram que "abortaram" estes planos, sem esclarecer quais medidas tomaram
 (Michaela Rehle/Reuters)

Ameaça terrorista: as autoridades, segundo esse jornal, disseram que "abortaram" estes planos, sem esclarecer quais medidas tomaram (Michaela Rehle/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de abril de 2016 às 10h59.

Istambul - A polícia turca descobriu planos do grupo jihadista Estado Islâmico para realizar atentados suicidas na Alemanha e Turquia parecidos com os cometidos em Paris e Bruxelas e advertiu sobre o fato às autoridades germânicas, informa nesta terça-feira o jornal turco "Hürriyet".

A polícia investigou que uma equipe de quatro jihadistas, que só foram identificados por seus nomes principais, Talip, Furkan, Cuma e Memis, entrou de forma clandestina na Turquia, procedente da Síria, para preparar os ataques.

As autoridades, segundo esse jornal, disseram que "abortaram" estes planos, sem esclarecer quais medidas tomaram.

A polícia também investiga que outro jihadista realizou preparativos para viajar à Alemanha, com o objetivo de cometer um atentado similar aos recentes de Paris e Bruxelas.

O jihadista tinha previsto se disfaçar de torcedor de futebol para entrar na Alemanha misturado com outros fãs sem chamar a atenção, afirma o jornal, que não detalhe nem a equipe e nem o evento esportivo escolhido.

A polícia turca obteve estas informações ao estabelecer que outro cidadão, identificado como Yunus D., realizava filmagens de vídeo e fotografias de possíveis alvos para atentados suicidas do Estado Islâmico, organização à qual apareceu vinculado.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaÁsiaAtaques terroristasEstado IslâmicoEuropaPaíses ricosTerrorismoTurquia

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua