Mundo

Usina nuclear nos EUA é evacuada após desabamento

Não há indicativos de que trabalhadores ou público foram expostos à radiação, segundo as autoridades federais

Buraco no teto do túnel de usina nuclear de plutônio: "O teto desabou, cerca de uma seção de 6 metros do túnel, que tem cerca de 30 metros de comprimento" (Departamento de Energia dos EUA/Reuters)

Buraco no teto do túnel de usina nuclear de plutônio: "O teto desabou, cerca de uma seção de 6 metros do túnel, que tem cerca de 30 metros de comprimento" (Departamento de Energia dos EUA/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 9 de maio de 2017 às 18h44.

Última atualização em 9 de maio de 2017 às 21h49.

Um túnel desabou parcialmente nesta terça-feira em uma unidade de produção de plutônio na Reserva Nuclear de Hanford, no Estado norte-americano de Washington, mas não há indicativos de que trabalhadores ou público foram expostos à radiação, disseram autoridades federais.

Funcionários deixaram o local ou se protegeram e desligaram os sistemas de ventilação após danos serem descobertos na parede de um túnel de transportes a cerca de 270 quilômetros de Seattle, disseram autoridades do Departamento de Energia do Centro de Informações Conjunto de Hanford.

O dano foi mais sério do que inicialmente relatado e a ordem para pessoas se abrigarem foi expandida para toda a unidade, após equipes de resposta descobrirem que uma seção de 37 metros quadrados do túnel ferroviário desativado havia desabado, disse o porta-voz do centro, Destry Henderson, em vídeo publicado no Facebook.

"O teto desabou, cerca de uma seção de 6 metros do túnel, que tem cerca de 30 metros de comprimento", disse.

"Isto é puramente por precaução. Nenhum funcionário ficou ferido e não há indicativos de uma propagação de contaminação radiológica", disse Henderson sobre a ordem de abrigo.

Nenhum combustível nuclear gasto é armazenado no túnel, disseram autoridades do Departamento de Energia. O secretário do Departamento de Energia, Rick Perry, foi informado sobre o incidente.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Usinas nuclearesWashington (DC)

Mais de Mundo

Rússia lança mais de 100 drones contra Ucrânia e bombardeia Kherson

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia

Novo líder da Síria promete que país não exercerá 'interferência negativa' no Líbano

Argentinos de classe alta voltam a viajar com 'dólar barato' de Milei