Mundo

Trump usa dinheiro da campanha e do partido para contas jurídicas

A contas são usadas para pagar seus advogados que atuam na investigação sobre suposta interferência russa na eleição norte-americana, segundo as fontes

Trump: a Comissão Federal Eleitoral permite o uso de recursos privados de campanha para pagar contas jurídicas (Jonathan Ernst/Reuters)

Trump: a Comissão Federal Eleitoral permite o uso de recursos privados de campanha para pagar contas jurídicas (Jonathan Ernst/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 19 de setembro de 2017 às 18h06.

Nova York - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está usando dinheiro doado para sua campanha eleitoral e recursos do Comitê Nacional Republicano para pagar seus advogados que atuam na investigação sobre suposta interferência russa na eleição norte-americana, segundo duas pessoas familiarizadas com o assunto.

A Comissão Federal Eleitoral dos EUA permite o uso de recursos privados de campanha para pagar contas jurídicas que surjam do fato de a pessoa ter sido candidata ou eleita.

Embora anteriormente candidatos tenham usado esses recursos para pagar por questões jurídicas rotineiras, Trump se tornaria o primeiro presidente dos EUA na era moderna de financiamento de campanhas a usar esse dinheiro para cobrir os custos de responder a uma investigação criminal, disseram especialistas em direito eleitoral.

Uma pessoa familiarizada com o assunto disse que os primeiros pagamentos, em um montante que a Reuters não pode determinar, já foram feitos e serão divulgados publicamente. A pessoa não explicou como esses custos serão contabilizados entre a campanha e o comitê republicano.

O Comitê Nacional Republicano deve publicar seus gastos de agosto na quarta-feira e a campanha de Trump deve fazer divulgação semelhante em 15 de outubro.

John Dowd, advogado principal de Trump, se recusou a dizer como as despesas jurídicas do presidente estão sendo pagas, acrescentando: "Isso não é da conta de vocês".

Um porta-voz do Comitê Nacional Republicano se recusou a comentar, mas disse que o comitê já pagou despesas jurídicas não especificadas, mas não relacionadas à Rússia, para a campanha.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEleições americanasEstados Unidos (EUA)Rússia

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia