Mundo

Trump usa dinheiro da campanha e do partido para contas jurídicas

A contas são usadas para pagar seus advogados que atuam na investigação sobre suposta interferência russa na eleição norte-americana, segundo as fontes

Trump: a Comissão Federal Eleitoral permite o uso de recursos privados de campanha para pagar contas jurídicas (Jonathan Ernst/Reuters)

Trump: a Comissão Federal Eleitoral permite o uso de recursos privados de campanha para pagar contas jurídicas (Jonathan Ernst/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 19 de setembro de 2017 às 18h06.

Nova York - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está usando dinheiro doado para sua campanha eleitoral e recursos do Comitê Nacional Republicano para pagar seus advogados que atuam na investigação sobre suposta interferência russa na eleição norte-americana, segundo duas pessoas familiarizadas com o assunto.

A Comissão Federal Eleitoral dos EUA permite o uso de recursos privados de campanha para pagar contas jurídicas que surjam do fato de a pessoa ter sido candidata ou eleita.

Embora anteriormente candidatos tenham usado esses recursos para pagar por questões jurídicas rotineiras, Trump se tornaria o primeiro presidente dos EUA na era moderna de financiamento de campanhas a usar esse dinheiro para cobrir os custos de responder a uma investigação criminal, disseram especialistas em direito eleitoral.

Uma pessoa familiarizada com o assunto disse que os primeiros pagamentos, em um montante que a Reuters não pode determinar, já foram feitos e serão divulgados publicamente. A pessoa não explicou como esses custos serão contabilizados entre a campanha e o comitê republicano.

O Comitê Nacional Republicano deve publicar seus gastos de agosto na quarta-feira e a campanha de Trump deve fazer divulgação semelhante em 15 de outubro.

John Dowd, advogado principal de Trump, se recusou a dizer como as despesas jurídicas do presidente estão sendo pagas, acrescentando: "Isso não é da conta de vocês".

Um porta-voz do Comitê Nacional Republicano se recusou a comentar, mas disse que o comitê já pagou despesas jurídicas não especificadas, mas não relacionadas à Rússia, para a campanha.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEleições americanasEstados Unidos (EUA)Rússia

Mais de Mundo

22 de julho foi o dia mais quente registrado no mundo, quebrando o recorde do dia anterior

TSE desmente Maduro e afirma que urna eletrônica brasileira é 'totalmente auditável'

Assessor de Trump denuncia Harris por receber indevidamente fundos da campanha de Biden

Olímpíadas 2024: Paris terá sete policiais para cada atleta

Mais na Exame